MESTRADO
Processo seletivo
O processo seletivo é anual e ocorre no segundo semestre de cada ano para o ingresso no ano subsequente.
Etapas
- Prova escrita
- Análise de adequação da carta de intenção
- Arguição individual
Leituras sugeridas
- Os professores depois da pandemia
- Alfabetização científica e domínios do conhecimento científico
- Ações pedagógicas etnomatemáticas focadas na árvore africana baobá
- Aprendizagem e pensamento matemático
Investimento
- 30 parcelas mensais de 20 créditos financeiros, conforme previsto na Resolução 115/2017, reajustadas anualmente, pela correção do crédito financeiro.
- É facultativo o parcelamento do valor total do curso de mestrado em 18 ou 24 meses.
- Sem taxa de inscrição.
Seleção
- Nenhum processo com inscrições abertas.
MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
Duração: 2 a 2,5 anos
Carga horária: 480 h/a
Vagas: 20
Frequência: semanal, segundas
Turno: vespertino e noturno
Local: FURB câmpus 1
PROGRAMA DE BOLSAS
Bolsa de gratuidade da FURB
Disponibilidade de bolsa gratuidade FURB, que isenta o pagamento da mensalidade de ex-aluno da FURB com dedicação de 20 horas semanais ao curso. Este Programa disponibiliza 3 bolsas de gratuidade por turma.
Bolsa FAPESC
Disponibilidade de bolsas de fomento externo por meio da FAPESC para a manutenção de aluno com dedicação às atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Seleção
- Nenhum processo com inscrições abertas.
ALUNO ESPECIAL
Aluno Especial é a modalidade de inscrição para cursar disciplinas isoladas no programa de pós-graduação.
- O candidato, não vinculado a uma Instituição de Ensino, poderá matricular-se em até 2 disciplinas por período letivo, limitada a 6 disciplinas do Programa, desde que consecutivas.
- O aceite do aluno especial está condicionado à existência de vaga.
Investimento
- R$ 1.203,66 - para cada disciplina de 45 h/a.
- Poderá ser parcelado em até 3 vezes de R$ 401,22.
Inscrições
- 1º semestre: 05/02/2024 a 01/03/2024.
- 2º semestre: 01/07/2024 a 02/08/2024.
- Preencha a ficha de inscrição e encaminhe para ppgecim@furb.br.
- O boleto será enviado por e-mail ao aluno.
Documentação
CALENDÁRIO ACADÊMICO
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
Educação cientifica: concepções, contextos e práticas educativas - 45h/a
Objetivos da educação científica na escola. Educação científica para equidade. Abordagens contemporâneas para educação científica. Educação científica em diferentes contextos e práticas educativas. Compreensões das áreas STEM para Educação Científica.
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - 45h/a
Ciência na pós-graduação na área de Ensino de Ciências da Natureza e Matemática. Associações de pesquisa na área de Ensino de Ciências da Natureza e Matemática. Pesquisas de mapeamento e revisão da produção científica. Leitura e avaliação de pesquisas no desenvolver-se pesquisador. Modalidades de pesquisa na área de Ensino. Pesquisas de intervenção e de colaboração na área de Ensino. Elementos e diretrizes para elaboração de projetos e relatórios de pesquisa. Ética na pesquisa aplicada em contextos educativos. Normas técnicas de apresentação de trabalhos acadêmicos.
Mídias e Tecnologias no Ensino - 45h/a
Fundamentos e concepções em mídias e tecnologias no Ensino. Cultura Digital. Literacia em Mídias, Tecnologias e Informação para o Ensino. Competências docentes para o uso de mídias e tecnologias no Ensino. Recursos Educacionais Digitais: equipamentos e aplicações. Inovações mediadas pelas Mídias e Tecnologias para o Ensino.
Produto Educacional em Ensino de Ciências e Matemática - 45h/a
Conceito de Produto Educacional. A relevância do produto educacional nas interfaces pesquisa-contextos educativos. Classificação dos produtos educacionais. Fases de desenvolvimento do produto educacional. Comunicação científica do produto educacional na dissertação/tese. Divulgação científica do produto educacional para contextos educativos. Portais e Bibliotecas de Produtos Educacionais. Aspectos éticos e de autoria no desenvolvimento do produto
DISCIPLINAS ELETIVAS
Atualidades em Ensino de Ciências e Matemática - 45h/a
Identificação e análise de problemáticas e temas atuais de pesquisa em ensino de Ciências e Matemática e suas tecnologias. O ensino de Ciências da Natureza, de Matemática e das suas tecnologias nos documentos curriculares oficiais e vigentes para Educação Básica. Articulações do tema de pesquisa da dissertação/tese com atualidades da linha de pesquisa.
Contribuições de Vigotski para o Ensino de Ciências, Matemática e suas Tecnologias - 45h/a
Premissas da Teoria Histórico Cultural. A constituição do sujeito em Vigotski: os conceitos de funções psicológicas, pensamento verbal e não verbal, mediação, signo e mediação simbólica, internalização e autorregulação. O conceito de Zona de Desenvolvimento Próximo como zona de construção do conhecimento científico pelos estudantes. A gênese do pensamento e da linguagem. Conceitos espontâneos e os conceitos científicos: o processo da construção conceitual e o desenvolvimento das neoformações. Níveis de pensamento conceitual: do sincretismo infantil ao conceito verdadeiro. A unidade ambiente e vivência. Relações entre aprendizagem e desenvolvimento: o conhecimento científico, a tomada de consciência e a intervenção da vontade. A concepção de desenvolvimento humano em Vigotski.
Criações Matemáticas em Diferentes Culturas - 45h/a
Visões de mundo subjacentes à criação da ciência. Tópicos de história da matemática. Conceitos da geometria euclidiana, geometria fractal e teoria dos grafos presentes nas culturas africanas e indígenas. Educação das relações étnico-raciais no ensino de matemática
Ecoformação - 45h/a
Princípios da ecoformação, transdisciplinaridade e criatividade aplicados a educação numa perspectiva do pensamento complexo. Decálogo sobre Transdisciplinaridade e Ecoformação. Estratégias criativas com abordagem ecoformadora para educação. Ecoformação de Professores com Polinização de escolas Criativas. Rede Internacional de Escolas Criativas: fundamentos, pesquisas e práticas.
Experimentação em Ensino de Ciências - 45h/a
Epistemologia da experimentação no ensino de ciências: o conceito de experiência, formas de experiências, diferentes abordagens sobre experiência/ experimentação / experimento, atividades investigativas no ensino de Ciências. Diferentes estratégias investigativas no ensino de Ciências.
Métodos Ativos de Ensinar e Aprender - 45h/a
Métodos ativos: teoria e prática. Estratégias de ensino e avaliação. Métodos ativos em diferentes contextos educativos e na formação docente. Proposta de uma prática baseada em um método ativo
Neurociência e Ensino - 45h/a
Introdução ao estudo do Sistema Nervoso: elementos de Neuroanatomia e Neurofisiologia. Técnicas de estudo do sistema nervoso. Introdução ao desenvolvimento e maturação do Sistema Nervoso (embrionário, fetal, infantil, adolescente, adulto e idoso) e implicações desses processos sobre ensino-aprendizagem. Movimento. Linguagem e comunicação. Aprendizagem e memória
Práticas Colaborativas no Ensino - 45h/a
Fundamentos epistemológicos, metodológicos e ontológicos de práticas colaborativas no ensino. Fundamentos do pensamento complexo, da transdisciplinaridade e da ecoformação educação. Estratégias didáticas de ensino e práticas colaborativas. O ensino frente a uma educação emergente, local e global. Ensinar para além da prática educativa.
Produção de Material Didático - 45h/a
Fundamentação teórica das concepções que norteiam a produção de materiais didáticos como recurso pedagógico. Contexto da pesquisa para a construção de material didático. Metodologias e recursos para a produção de materiais didáticos. Unidades temáticas a partir de situações-problema ou eventos de aprendizagem como roteiro para a elaboração conceitual.
Proposição e Resolução de Problemas no Ensino - 45h/a
Concepções de problema. Objetivos e potencialidades de ensinar sobre, para e através da resolução de problemas. Metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Proposição de Problemas como estratégia de ensino.
Tecnologias no Ensino de Matemática - 45h/a
Teorias e abordagens de uso das Tecnologias Digitais na Educação Matemática; Produção e análise de recursos com Tecnologias Digitais para o desenvolvimento do conhecimento matemático; Formação e prática docente em Matemática com Tecnologias Digitais.