MESTRADO
Processo seletivo
O processo seletivo é anual e ocorre entre agosto e outubro de cada ano, para ingresso no ano subsequente. As normas e exigências para o ingresso são descritos no Edital próprio, definido anualmente.
Etapas
- Inscrição com envio de documentos originais digitalizados, conforme Edital
- Recebimento da inscrição e conferência dos documentos
- Prova escrita
- Análise do projeto de pesquisa e memorial acadêmico
- Entrevista: arguição do projeto de pesquisa, Currículo Lattes e memorial acadêmico com os candidatos selecionados
- Matrícula
Investimento
- Para aluno não bolsista: 30 parcelas mensais de 20 créditos financeiros, conforme previsto na Resolução 115/2017, reajustadas anualmente, pela correção do crédito financeiro.
- É facultativo o parcelamento do valor total do curso de mestrado em 18 ou 24 meses.
- Curso sem taxa de inscrição.
Seleção
- Nenhum processo com inscrições abertas.
MESTRADO EM EDUCAÇÃO
Duração: 2 a 2,5 anos
Carga horária: 540 h/a
Vagas: 25
Frequência: semanal, quintas e sextas
Turno: matutino e vespertino
Local: FURB câmpus 1
Proficiência em língua estrangeira: o exame de proficiência em língua estrangeira deve ser realizado no FURB Idiomas até a metade do curso. Provas realizadas em outras IES, poderão ser validadas pelo Colegiado.
PROGRAMA DE BOLSAS
Bolsa gratuidade da FURB
Disponibilidade de bolsa gratuidade FURB, que isenta o pagamento da mensalidade de ex-aluno da FURB com dedicação de 32 horas semanais ao curso. Este Programa disponibiliza 3 bolsas de gratuidade por turma.
Bolsa de demanda social Capes
Disponibilidade de Bolsas Demanda Social/Capes com isenção da mensalidade e mais R$ 2.100,00 por mês para manutenção de aluno do Mestrado e R$ 3.100,00 por mês para manutenção de aluno do Doutorado, com dedicação integral ao curso.
Seleção
- 21/02/2025 - Edital 01/2025 - Inscrições 21/02/2025 a 04/03/2025
- 12/03/2025 - Resultado
ALUNO ESPECIAL
Aluno especial é a modalidade de inscrição para cursar disciplinas isoladas no programa de pós-graduação.
- O candidato poderá escolher até 2 disciplinas optativas dentre as ofertadas.
- O aceite do aluno especial está condicionado à existência de vaga.
Investimento
- R$ 1.710,96 - para disciplina de 60 h/a: 4 parcelas de R$ 427,74.
- R$ 855,48 - para disciplina de 30 h/a: 4 parcelas de R$ 213,87.
- R$ 427,74 - para disciplina de 15 h/a: 4 parcelas de R$ 106,93.
Seleção
-
12 a 05/03/2025.
-
A ficha de inscrição pode ser enviada antecipadamente por e-mail para ppge@furb.br. Quem for externo e não tiver cadastro na FURB, enviar também cópia do RG e Diploma da Graduação. O aceite ao contrato será efetivado virtualmente através do aplicativo.
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
Núcleo básico
Pesquisa em Educação – 30 h/a
A ciência e a constituição da área de pesquisa em Educação. Tendências e desafios contemporâneos da pesquisa em Educação. Identidade (coletiva) de pesquisador/a em Educação. Práticas responsáveis, de rigor e de ética na pesquisa. Inserção social, impacto social e internacionalização na/da pesquisa em Educação.
Bases conceituais da Linha Linguagens, Arte e Educação – 30 h/a
Relações entre educação, linguagens, arte e pesquisa. Tensões e conflitos entre linguagens do contexto acadêmico e outros contextos. Escrita acadêmica-científica: textos e relações de poder.
Bases conceituais da Linha Educação, Dinâmicas Sociais e Diversidades – 30 h/a
Dignidade e Diversidades. Características da emancipação. Dimensão histórica e social da educação. A criticidade frente à questão dos fundamentos.
Bases conceituais da Linha Formação de Professores, Políticas e Práticas Educativas – 30 h/a
Estudos epistemológicos no campo da pesquisa em formação de professores, política educacional e práticas educativas.
Teorais da Educação – 60 h/a
Fundamentos da Educação. O nascimento da Educação Moderna. As Teorias Clássicas e Contemporâneas da Educação. O Pensamento Educacional Brasileiro.
Núcleo investigativo
Seminário de Dissertação I – 30 h/a
Definição do tema de pesquisa. Levantamento da produção científica na área. Pergunta de pesquisa, justificativa, objetivos e suporte teórico inicial. Elaboração do capítulo introdutório da dissertação.
Seminário de Dissertação II – 30 h/a
Abordagens teórico-metodológicas da pesquisa em Educação e suas dimensões educacionais, éticas e políticas. Elaboração do capítulo teórico-metodológico da dissertação.
Seminário de Dissertação III – 30 h/a
Processo de coleta ou geração de dados empíricos ou bibliográficos. Questões específicas das pesquisas em andamento. Procedimentos de análise e interpretação de dados. Elaboração de capítulo de análise.
Oficina do Pensamento I, II, III, IV – 30 h/a cada
Leitura na academia: base teórica e suas implicações na produção do conhecimento. Escrita na academia: apresentação e discussão de pesquisas em andamento nos grupos.
DISCIPLINAS ELETIVAS
Núcleo específico
Advanced Scientific Reading and Writing in English - 60 h/a
Leitura e interpretação de textos da esfera acadêmica em inglês. Linguagem científica. Características estruturais e linguísticas do gênero artigo científico. Produção de artigos científicos em inglês.
Arte e Estética na Educação: perspectiva dialógica - 30 h/a
Noções Básicas de Arte e de Estética. Arte na Educação. Educação Estética.
Comunicação e Educação: interfaces e processos - 30 h/a
Contextualização histórica e processos de comunicação das frentes de mídia. Interfaces da comunicação e a educação. As tecnologias acessíveis no contexto da educação. A mediação transmídia no ensino e aprendizagem.
Deficiência, Educação e Sociedade - 30 h/a
O modelo social da deficiência.Estudos da deficiência (Disability studies). Interseccionalidade e deficiência. Acessibilidade, inclusão e justiça social em contextos educacionais. Educação inclusiva e estudos da deficiência.
Docência no Ensino Superior - 30 h/a
Universidade no contexto histórico e desafios atuais. Organização curricular: do modelo disciplinar ao currículo integrado. O trabalho docente no Ensino Superior. Organização da ação didática. Plano de Ensino-Aprendizagem: objetivos, metodologias; estratégias, avaliação. Avaliação: concepções, instrumentos e critérios.
Educação Inclusiva na Perspectiva dos Direitos Humanos - 30 h/a
A construção social da diferença. Estudos sobre norma, desvio e normalidade. Educação, diversidades e alteridade. A produção do conhecimento sobre educação inclusiva. Formação de professores e práticas pedagógicas inclusivas. Educação, inclusão e direitos humanos.
Ensino e Aprendizagem: perspectivas teóricas e metodológicas - 60 h/a
Epistemologias dos processos de ensinar e aprender: implicações para a educação. A escola como espaço de aprendizagem e desenvolvimento humano. Aprender e ensinar na sociedade do conhecimento.
Escrita Científica - 45/a
Práticas de escrita científica na pós-graduação: resumo e artigo científico. Situação de produção: o autor, a autoria, o leitor e as normas. Organização discursiva, textual e linguística das práticas de escrita científica.
Estudos Avançados dos Letramentos I - 30 h/a
Práticas de letramento em contextos escolares e acadêmicos. Procedimentos metodológicos em pesquisas sobre os letramentos. Letramentos profissionais: conflitos e contribuições.
Estudos dos Letramentos - 60 h/a
Caracterização da perspectiva sociocultural e etnográfica dos letramentos. Estudo e discussão dos usos e funções sociais da escrita, suas implicações teórico-metodológicas para a educação e para a formação de professores.
História, Educação e Relações Étnico-Raciais - 30 h/a
Teorias e conceitos para a educação das Relações étnico-raciais. A questão racial no Brasil e na América Latina e as teorias raciais. Educação e antirracismo. História e protagonismo dos povos indígenas, africanos e afro-brasileiros. Políticas e ações afirmativas para as relações étnico-raciais.
Historiografia e História da Educação - 30 h/a
A produção da História da Educação no Brasil. Conceitos da História da Educação. As distintas abordagens e as novas perspectivas historiográficas na História da Educação.
Leituras Seminais Foucault - 30 h/a
Breve introdução ao pensamento de Foucault. Análise e discussão dos principais conceitos do autor, como Arquivo, Discurso, o a priori histórico, sujeito, descontinuidade, dispositivo, governamento, tecnologias de poder, técnicas de si.
Neurociência na Educação - 60 h/a
Histórico dos estudos sobre o cérebro humano. Bases neurobiológicas dos processos de aprendizagem. Linguagem no cérebro. Pesquisas recentes sobre o funcionamento do cérebro. Práticas Baseadas em Evidências na Educação. Ciência da Mente, Cérebro e Educação.
Paulo Freire e a Pedagogia Crítica - 30 h/a
Contextualização histórico-filosófica e contemporânea do pensamento de Paulo Freire. Conceitos, concepção político-pedagógica e contribuições de Paulo Freire para a educação. Freire e a Educação Popular, o Multi-Interculturalismo, a Conscientização e a Formação dos Professores como agentes de transformação social. Críticas a perspectiva Freireana. Freire e outros pensadores e suas influências na pesquisa e nas tendências educacionais. A pedagogia crítica e a aplicação prática no contexto da educação atual.
Políticas da Subjetividade e Desafios Contemporâneos para a Educação - 30 h/a
Contextualização histórica, política e crítica sobre a subjetividade. Processos de subjetivação no contexto da educação. Os desafios sociais das políticas de subjetividade no contexto contemporâneo a partir da educação.
Políticas Curriculares - 30 h/a
Políticas Públicas: conceitos e polissemias. Política Educacional: trajetórias histórico-culturais. Políticas de Currículo: definições e pressupostos. Metodologias de análise em políticas curriculares. Documentos curriculares: Plano Nacional de Educação, Diretrizes Curriculares, BNCC e Currículos dos Territórios.
Políticas Educacionais da Diferença- 30 h/a
Histórico da presença das diferenças nas políticas públicas da Educação brasileira. Movimentos sociais e políticas educacionais. Políticas de ação afirmativa. Políticas educacionais de inclusão.
Scientific Reading and Writing in English - 60 h/a
Leitura e interpretação de textos da esfera acadêmica em inglês. Linguagem científica. Características estruturais e linguísticas do gênero resumo (abstract). Produção de abstracts em inglês.
Tópicos Contemporâneos: Políticas de Avaliação - 30 h/a
História da avaliação educacional. Epistemologia da avaliação educacional. Modelos de avaliação de programas e da aprendizagem. Políticas Públicas de Avaliação no Brasil (SAEB, ENEM, SINAES).
Tópicos Especiais em Educação, Diversidades e Direitos Humanos - 30 h/a
Leituras clássicas e contemporâneas relacionadas à: educação inclusiva; educação, diferença e diversidades; educação e direitos humanos.
Tópicos Especiais em Teorias da Educação na Contemporaneidade - 30 h/a
Leituras de autores contemporâneos em Teoria da Educação que permitam estudos específicos sobre teóricos relevantes da atualidade.
Tópicos Contemporâneos: Estética e Cultura - 15h/a – 1 crédito
Estudos sobre Estética e Cultura na contemporaneidade. Relações entre educação, estética e cultura.
Universidade, Estado e Sociedade - 30h/a – 2 créditos
Histórico e modelos da Educação Superior (ES) no mundo Ocidental e na América Latina na contemporaneidade. A relação dos atores sociais e das instituições acadêmicas e da pesquisa com o contexto social, político e econômico e suas diferentes funções e usos na Sociedade do Conhecimento. Histórico da Universidade no Brasil e políticas recentes. Características e contribuição do atual sistema de Educação Superior brasileiro para o desenvolvimento social do país, seus desafios e perspectivas.