MESTRADO

MESTRADO

Processo seletivo

O processo seletivo é anual e ocorre entre agosto e outubro de cada ano, para ingresso no ano subsequente. As normas e exigências para o ingresso são descritos no Edital próprio, definido anualmente.

Etapas

  • Inscrição com envio de documentos originais digitalizados, conforme Edital
  • Recebimento da inscrição e conferência dos documentos
  • Prova escrita
  • Análise do projeto de pesquisa e memorial acadêmico    
  • Entrevista: arguição do projeto de pesquisa, Currículo Lattes e memorial acadêmico com os candidatos selecionados
  • Matrícula

Investimento

  • Para aluno não bolsista: 30 parcelas mensais de 20 créditos financeiros, conforme previsto na Resolução 115/2017, reajustadas anualmente, pela correção do crédito financeiro. 
  • É facultativo o parcelamento do valor total do curso de mestrado em 18 ou 24 meses.
  • Curso sem taxa de inscrição.

Seleção

  • Nenhum processo com inscrições abertas.

MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Duração: 2 a 2,5 anos
Carga horária: 540 h/a
Vagas: 25
Frequência: semanal, quintas e sextas
Turno: matutino e vespertino
Local: FURB câmpus 1

Proficiência em língua estrangeira: o exame de proficiência em língua estrangeira deve ser realizado no FURB Idiomas até a metade do curso. Provas realizadas em outras IES, poderão ser validadas pelo Colegiado.

PROGRAMA DE BOLSAS

PROGRAMA DE BOLSAS

Bolsa gratuidade da FURB

Disponibilidade de bolsa gratuidade FURB, que isenta o pagamento da mensalidade de ex-aluno da FURB com dedicação de 32 horas semanais ao curso. Este Programa disponibiliza 3 bolsas de gratuidade por turma.

Bolsa de demanda social Capes

Disponibilidade de Bolsas Demanda Social/Capes com isenção da mensalidade e mais R$ 2.100,00 por mês para manutenção de aluno do Mestrado e R$ 3.100,00 por mês para manutenção de aluno do Doutorado, com dedicação integral ao curso.

» Portaria Capes nº 76/2010

Seleção

ALUNO ESPECIAL

ALUNO ESPECIAL

Aluno especial é a modalidade de inscrição para cursar disciplinas isoladas no programa de pós-graduação.

  • O candidato poderá escolher até 2 disciplinas optativas dentre as ofertadas.
  • O aceite do aluno especial está condicionado à existência de vaga.

Investimento

  • R$ 1.710,96   - para disciplina de 60 h/a: 4 parcelas de R$ 427,74.
  • R$ 855,48    - para disciplina de 30 h/a: 4 parcelas de R$ 213,87.
  • R$ 427,74  - para disciplina de 15 h/a: 4 parcelas de R$ 106,93.

Seleção

  • 12 a 05/03/2025.

  • A ficha de inscrição pode ser enviada antecipadamente por e-mail para ppge@furb.br. Quem for externo e não tiver cadastro na FURB, enviar também cópia do RG e Diploma da Graduação.  O aceite ao contrato será efetivado virtualmente através do aplicativo.

» Ficha de inscrição
» Cronograma de disciplinas

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

Núcleo básico 

Pesquisa em Educação – 30 h/a

A ciência e a constituição da área de pesquisa em Educação. Tendências e desafios contemporâneos da pesquisa em Educação. Identidade (coletiva) de pesquisador/a em Educação. Práticas responsáveis, de rigor e de ética na pesquisa. Inserção social, impacto social e internacionalização na/da pesquisa em Educação.

Bases conceituais da Linha Linguagens, Arte e Educação – 30 h/a

Relações entre educação, linguagens, arte e pesquisa. Tensões e conflitos entre linguagens do contexto acadêmico e outros contextos. Escrita acadêmica-científica: textos e relações de poder.

Bases conceituais da Linha Educação, Dinâmicas Sociais e Diversidades – 30 h/a

Dignidade e Diversidades. Características da emancipação. Dimensão histórica e social da educação. A criticidade frente à questão dos fundamentos.

Bases conceituais da Linha Formação de Professores, Políticas e Práticas Educativas – 30 h/a

Estudos epistemológicos no campo da pesquisa em formação de professores, política educacional e práticas educativas.

Teorais da Educação – 60 h/a

Fundamentos da Educação. O nascimento da Educação Moderna. As Teorias Clássicas e Contemporâneas da Educação. O Pensamento Educacional Brasileiro.

Núcleo investigativo

Seminário de Dissertação I – 30 h/a

Definição do tema de pesquisa. Levantamento da produção científica na área. Pergunta de pesquisa, justificativa, objetivos e suporte teórico inicial. Elaboração do capítulo introdutório da dissertação.

Seminário de Dissertação II – 30 h/a

Abordagens teórico-metodológicas da pesquisa em Educação e suas dimensões educacionais, éticas e políticas. Elaboração do capítulo teórico-metodológico da dissertação.

Seminário de Dissertação III – 30 h/a

Processo de coleta ou geração de dados empíricos ou bibliográficos. Questões específicas das pesquisas em andamento. Procedimentos de análise e interpretação de dados. Elaboração de capítulo de análise.

Oficina do Pensamento I, II, III, IV – 30 h/a cada

Leitura na academia: base teórica e suas implicações na produção do conhecimento. Escrita na academia: apresentação e discussão de pesquisas em andamento nos grupos.

DISCIPLINAS ELETIVAS

DISCIPLINAS ELETIVAS

Núcleo específico

Advanced Scientific Reading and Writing in English - 60 h/a

Leitura e interpretação de textos da esfera acadêmica em inglês. Linguagem científica. Características estruturais e linguísticas do gênero artigo científico. Produção de artigos científicos em inglês.

Arte e Estética na Educação: perspectiva dialógica - 30 h/a

Noções Básicas de Arte e de Estética. Arte na Educação. Educação Estética.

Comunicação e Educação: interfaces e processos - 30 h/a 

Contextualização histórica e processos de comunicação das frentes de mídia. Interfaces da comunicação e a educação. As tecnologias acessíveis no contexto da educação. A mediação transmídia no ensino e aprendizagem.

Deficiência, Educação e Sociedade - 30 h/a 

O modelo social da deficiência.Estudos da deficiência (Disability studies). Interseccionalidade e deficiência. Acessibilidade, inclusão e justiça social em contextos educacionais. Educação inclusiva e estudos da deficiência.

Docência no Ensino Superior - 30 h/a

Universidade no contexto histórico e desafios atuais. Organização curricular: do modelo disciplinar ao currículo integrado.  O trabalho docente no Ensino Superior. Organização da ação didática. Plano de Ensino-Aprendizagem: objetivos, metodologias; estratégias, avaliação. Avaliação: concepções, instrumentos e critérios.

Educação Inclusiva na Perspectiva dos Direitos Humanos - 30 h/a 

A construção social da diferença. Estudos sobre norma, desvio e normalidade. Educação, diversidades e alteridade. A produção do conhecimento sobre educação inclusiva. Formação de professores e práticas pedagógicas inclusivas. Educação, inclusão e direitos humanos.

Ensino e Aprendizagem: perspectivas teóricas e metodológicas - 60 h/a

Epistemologias dos processos de ensinar e aprender: implicações para a educação. A escola como espaço de aprendizagem e desenvolvimento humano. Aprender e ensinar na sociedade do conhecimento.

Escrita Científica - 45/a

Práticas de escrita científica na pós-graduação: resumo e artigo científico. Situação de produção: o autor, a autoria, o leitor e as normas. Organização discursiva, textual e linguística das práticas de escrita científica.

Estudos Avançados dos Letramentos I - 30 h/a 

Práticas de letramento em contextos escolares e acadêmicos. Procedimentos metodológicos em pesquisas sobre os letramentos. Letramentos profissionais: conflitos e contribuições.

Estudos dos Letramentos - 60 h/a 

Caracterização da perspectiva sociocultural e etnográfica dos letramentos. Estudo e discussão dos usos e funções sociais da escrita, suas implicações teórico-metodológicas para a educação e para a formação de professores. 

História, Educação e Relações Étnico-Raciais - 30 h/a 

Teorias e conceitos para a educação das Relações étnico-raciais. A questão racial no Brasil e na América Latina e as teorias raciais. Educação e antirracismo. História e protagonismo dos povos indígenas, africanos e afro-brasileiros. Políticas e ações afirmativas para as relações étnico-raciais.

Historiografia e História da Educação - 30 h/a 

A produção da História da Educação no Brasil. Conceitos da História da Educação. As distintas abordagens e as novas perspectivas historiográficas na História da Educação.

Leituras Seminais Foucault - 30 h/a 

Breve introdução ao pensamento de Foucault. Análise e discussão dos principais conceitos do autor, como Arquivo, Discurso, o a priori histórico, sujeito, descontinuidade, dispositivo, governamento, tecnologias de poder, técnicas de si.

Neurociência na Educação - 60 h/a 

Histórico dos estudos sobre o cérebro humano. Bases neurobiológicas dos processos de aprendizagem. Linguagem no cérebro. Pesquisas recentes sobre o funcionamento do cérebro. Práticas Baseadas em Evidências na Educação. Ciência da Mente, Cérebro e Educação.

Paulo Freire e a Pedagogia Crítica - 30 h/a

Contextualização histórico-filosófica e contemporânea do pensamento de Paulo Freire. Conceitos, concepção político-pedagógica e contribuições de Paulo Freire para a educação. Freire e a Educação Popular, o Multi-Interculturalismo, a Conscientização e a Formação dos Professores como agentes de transformação social. Críticas a perspectiva Freireana. Freire e outros pensadores e suas influências na pesquisa e nas tendências educacionais. A pedagogia crítica e a aplicação prática no contexto da educação atual.

Políticas da Subjetividade e Desafios Contemporâneos para a Educação - 30 h/a 

Contextualização histórica, política e crítica sobre a subjetividade. Processos de subjetivação no contexto da educação. Os desafios sociais das políticas de subjetividade no contexto contemporâneo a partir da educação.

Políticas Curriculares - 30 h/a 

Políticas Públicas:  conceitos e polissemias. Política Educacional: trajetórias histórico-culturais. Políticas de Currículo: definições e pressupostos. Metodologias de análise em políticas curriculares. Documentos curriculares: Plano Nacional de Educação, Diretrizes Curriculares, BNCC e Currículos dos Territórios.

Políticas Educacionais da Diferença- 30 h/a 

Histórico da presença das diferenças nas políticas públicas da Educação brasileira. Movimentos sociais e políticas educacionais. Políticas de ação afirmativa. Políticas educacionais de inclusão.

Scientific Reading and Writing in English - 60 h/a 

Leitura e interpretação de textos da esfera acadêmica em inglês. Linguagem científica. Características estruturais e linguísticas do gênero resumo (abstract). Produção de abstracts em inglês.

Tópicos Contemporâneos: Políticas de Avaliação - 30 h/a 

História da avaliação educacional. Epistemologia da avaliação educacional. Modelos de avaliação de programas e da aprendizagem. Políticas Públicas de Avaliação no Brasil (SAEB, ENEM, SINAES).

Tópicos Especiais em Educação, Diversidades e Direitos Humanos - 30 h/a

Leituras clássicas e contemporâneas relacionadas à: educação inclusiva; educação, diferença e diversidades; educação e direitos humanos.

Tópicos Especiais em Teorias da Educação na Contemporaneidade - 30 h/a 

Leituras de autores contemporâneos em Teoria da Educação que permitam estudos específicos sobre teóricos relevantes da atualidade.

Tópicos Contemporâneos: Estética e Cultura - 15h/a – 1 crédito

Estudos sobre Estética e Cultura na contemporaneidade. Relações entre   educação, estética e cultura.

Universidade, Estado e Sociedade - 30h/a – 2 créditos

Histórico e modelos da Educação Superior (ES) no mundo Ocidental e na América Latina na contemporaneidade. A relação dos atores sociais e das instituições acadêmicas e da pesquisa com o contexto social, político e econômico e suas diferentes funções e usos na Sociedade do Conhecimento. Histórico da Universidade no Brasil e políticas recentes. Características e contribuição do atual sistema de Educação Superior brasileiro para o desenvolvimento social do país, seus desafios e perspectivas.