Vitrine da Economia Solidária completa cinco anos

Vitrine da Economia Solidária completa cinco anos

Foto: CMC

Formado por diferentes empreendimentos de forma coletiva, o Centro Público Vitrine de Economia Solidária trabalha desde 2016 para promover um fortalecimento de parcerias de Economia Solidária, além de fomentar a realização de capacitações, troca de experiências, apresentações culturais e apoio financeiro através de um fundo solidário próprio. Os integrantes que compõem a Vitrine de Economia Solidária são associações, cooperativas e grupos informais, de vários segmentos produtivos, que participam da Rede de Economia Solidária do Vale do Itajaí (RESVI), e que trabalham com a comercialização de ses produtos e serviços.
 
Trajetória Solidária para qualificação do trabalho artesanal
 
O Centro Público Vitrine de Economia Solidária foi criado através do projeto “Ações Integradas De Economia Solidária para o Desenvolvimento Local Visando a Superação da Extrema Pobreza no Município de Blumenau – Santa Catarina”, e de convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego e a extinta Secretaria Nacional da Economia Solidária. Foram repassados à FURB e à Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/FURB) cerca de R$ 506 mil para a realização de seis metas, entre elas a criação do Centro Público, que teve o projeto executado entre 2012 e 2019.
 
Junto disso, em 2018, foi constituída a “Associação Centro Público de Economia Solidária de Blumenau e Região – Vitrine Ecosol”, uma associação sem fins lucrativos de apoio ao Centro Público. Neste mesmo ano o espaço da Vitrine, localizada no Campus 1 da FURB, no Edifício Cristina, passou por uma revitalização, com a setorização de produtos e novo layout interno e externo. 
 
Segundo as professoras Claudia Sombrio Fronza, coordenadora da ITCP/FURB e Raquel Andrade Rebelo, o Centro Público atrai a atenção de vários empreendimentos de Economia Solidária existentes na região, que veem ali a possibilidade de produção e comercialização no local, assim como a troca de experiências.
 
Além da abertura de um espaço para comercialização, a Vitrine e a ITCP/FURB também trabalham para promover uma maior qualificação profissional e formação de perspectivas da educação popular em Economia Solidária. Através do “Percurso Formativo em Economia Solidária” são discutidas temáticas como: mundo do trabalho, cooperativismo e economia solidária; cooperativismo e viabilidade econômica; vigilância sanitária; técnicas de comunicação; formalização de atividades econômicas; administração financeira; gestão de custo e formação de preços; práticas de comercialização; permacultura e políticas públicas para Economia Solidária, entre outros, além de formações pontuais, como o curso de tear, realizado no espaço da Vitrine.
 
Algumas das formações incluem práticas como Manipulação Segura dos Alimentos, emissão da Carteira do Artesão e Marcenaria, buscando não apenas a qualificação do trabalho, mas a valorização do que é artesanal, manual, e da cultura local. 
 
“Cabe destacar o envolvimento e a participação dos associados: hoje temos 28 artesãos expondo e comercializando seus produtos, um número significativo de participantes frente a outros anos e, especialmente, pela possibilidade de geração de renda, um dos pilares da Economia Solidária”, afirma a Presidente do Conselho Gestor da Associação Vitrine Ecosol, Heloiza Camillo.
 
A cerimônia de comemoração dos cinco anos do Centro Público Vitrine de Economia Solidária inicia a partir das 11h desta sexta-feira, 10 de setembro. A Vitrine está localizada na Rua São Paulo, 1525, Bairro Itoupava Seca, e atende de segunda à sexta-feira, das 9h às 15h.