Varal de Haicais em exposição na FURB

Varal de Haicais em exposição na FURB

Foto: CMC

O Saguão do Bloco A da FURB, no campus 1, recebe a exposição “Varal de Haicais”, ação de contrapartida do Projeto “A Lua de Abril e Outros Haicais”, contemplada com o Prêmio Herbet Holetz de Cultura Edital 004/2019. O projeto é uma iniciativa da poeta, escritora e produtora cultural Terezinha Manczak com o intuito de contemplar esta forma breve e delicada de poesia, que é o haicai.
 
O haicai é um estilo de poema curto, de origem japonesa, que contempla a estética do vazio, composto de três versos, em até dezessete silabas poéticas. A exposição traz uma seleção dos textos produzidos pelos participantes de quatro oficinas ministradas pela proponente e seguirá aberta ao público, de 20 agosto até 20 de setembro, com entrada franca.
 
Poeta e escritora, Terezinha Manczak reside em Blumenau desde 1980. Lançou seu primeiro livro de poemas em 1990. Hoje conta com 15 livros publicados, sendo três de títulos solo e coautoria em mais 26 antologias em prosa e verso. Sua publicação mais recente é o livro infantil " HAICAI PARA CRIANÇAS" já caminhando para a segunda edição.
 
É sócia fundadora da Sociedade Escritores de Blumenau, tendo presidido a Associação em 2004 e 2009. Pertence à Associação Internacional de Poetas, com sede em Campo Grande (MS) e representa o seu estado como Governadora da Associação Internacional de Poetas para Santa Catarina. Conselheira Municipal de Políticas Culturais por três gestões, na área de Literatura, Biblioteca e Livro. Atualmente conselheira suplente no Conselho Estadual de Cultura, na área de Literatura, Biblioteca e Livro. Participa anualmente, como poeta convidada, do Congresso Brasileiro de Poesia de Bento Gonçalves (RS). Ministra oficinas de haicai para crianças, jovens e adultos.
 
O projeto é patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura, Conselho Municipal de Política Cultural, Prefeitura Municipal de Blumenau e Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais, nesta ação cultural, com o apoio da Universidade Regional de Blumenau (FURB).
 
Visitação gratuita, aberta à comunidade, seguindo todos os tramites de segurança sanitária.