Validador de NFT e aplicativo de aluguel de roupas vencem Feira de Inovação

Validador de NFT e aplicativo de aluguel de roupas vencem Feira de Inovação

Foto: Divulgação do evento

A 3ª Feira de Inovação e Empreendedorismo – Edição Vale Europeu recebeu mais de 130 inscrições e premiou os melhores trabalhos em três categorias: Jovem Inventor, Universitária Produto e Universitária Aplicativo. Organizado pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) o evento é um espaço de divulgação de soluções inovadoras em produtos, serviços e modelos de negócios, desenvolvidas em instituições de ensino fundamental, médio e superior, voltada ao fomento da inovação, empreendedorismo e da cultura de propriedade intelectual.

A feira foi realizada no Centro de Inovação de Blumenau (CIB), nos dias 07 e 08 de novembro.

Conheça os premiados

Vencedores da categoria Universitária Produto

1º colocado Infinity de Samuel Schramm Meurer e Vítor Luís Babiresk Fúrio. O projeto pretende tornar as NFTs (Non-Fungible Tokens) itens presentes no dia a dia, resolvendo os problemas e eliminando restrições, desenvolvendo o NFTicket, um validador de NFTs que daria a possibilidade dos NFTs serem utilizados no mundo físico, sendo um item único e versátil no uso de ingressos, cupons, vouchers, vales e etc.

Diferente das criptomoedas, cada NFT é único e, por esse motivo, não pode ser trocado ou negociado por outro igual. Já as criptomoedas podem.

2º colocado Compressa de campo operatório e gaze que muda de cor em contato com o sangue de Taísa Carolina Figueredo, o projeto busca mais segurança nos procedimentos cirúrgicos, evitando o esquecimento de compressas de campo operatório e gazes dentro do paciente. A gaze atual possui a coloração branca, e ao entrar em contato com sangue, fica vermelha, fazendo com que o cirurgião possa esquecer dentro do paciente. O projeto teria gaze com a coloração azul que ao entrar em contato com o sangue, ficaria preta, facilitando a retirada do curativo.

3º colocado DGB Bolachas, de Bruno G. Dalmollin, prevê a criação de porta-copos de 10x10 cm, por meio da reutilização do bagaço de malte e outros materiais. Além de ser um objeto utilizado no dia a dia, o processo de produção do porta-copos reduziria o impacto ambiental causado pelo descarte inadequado do bagaço de malte.    

Vencedores da categoria Universitária Negócio/Aplicativo

1º colocado Glamstyle, de Manuela Koprovski, Maria Victoria Baumgarten D’Inglesias y Vieira e Yasmin Siegel Cardoso. Atendendo o público feminino que quer ter roupas novas para diferentes ocasiões, o projeto consiste em um site para alugar peças ou conjuntos de forma prática, flexível e com um bom custo-benefício. Além da locação das roupas, a cliente teria a opção de um plano para receber um “look” toda semana, a cada 15 dias receber uma peça de roupa diferente, ou a cada mês receber um sapato para atividade física.

2º colocado Blumenow: aqui e agora, de Débora Chaiane Chaves, Flávia Alessandra Ferreira, Maria Eduarda Kenauth  e Pedro Tomazoni Rodrigues de Souza, o Blumenow informaria as pessoas de Blumenau e região sobre os evento e entretenimentos que acontecem na cidade. O aplicativo divulgaria as programações de teatros, shows, lazer, cinema e gastronomia, com explicações de cada evento, direcionando o usuário para a compra de ingressos.

3º colocado Hello Doc, de Bruno Francisco Pawlak, Gabriel Fernando Voltolini Ferreira, Nícolas Boeira Machado e Vinicius Nascimento, o aplicativo Hello Doc ajudaria os usuários a encontrar consultas médicas com preços acessíveis. Os médicos seriam beneficiados pela fidelização dos clientes e o ganho de novos pacientes. Na plataforma, o usuário teria acesso a um plano mensal mais acessível que um plano de saúde tradicional, por exemplo.

Vencedores da categoria Jovem Inventor

1º colocado Horta Feliz de Bruno Delagiustina Gonçaves, Maria Eduarda de Oliveira e Pedro Gabriel Scharf Maiochi. O projeto é um jogo digital voltado à alfabetização dos alunos de ensino fundamental, além de introduzir o meio tecnológico de maneira didática às crianças.

2º colocado Programação de jogos educativos, de Benito Schaeffer Tomaselli,Lucas Cabral Liberato Costa, Arthur Henrique de Azevedo Souza e Pedro Philip Staruka. Utilizando a plataforma Stratch, a equipe criou jogos educativos para serem usados em sala de aula, em busca de facilitar o aprendizado dos alunos.

3º colocado Misalys, de Amabile Wittich, Isadora Speck, Leticia Maria Ludvig e Yasmin da Silva. A doceria Misalys busca atender as necessidades de todos os clientes, desde os que buscam alimentação saudável, até os que possuem restrições alimentícias.

 4º colocado Horta e pomar, de Alexia Ribeiro Vitoria Marques Floriano, Emanuelle Gonçalves Couto, Matheus dos Santos e Wesley Antônio da Silva Macedo, o projeto visa incentivar os estudantes a pesquisa e reconhecer potencialidades, sendo um facilitador dos conteúdos.

5º colocado Miningo deAline Pomarolli, Juliano Theidl dos Santos e Pedro Simas Neve Poffo, seria uma indústria mineradora para produção de joias, visando consumo mínimo de água, com foco no reflorestamento e proteção das áreas de mineração e dos funcionários.

Na Jovem Inventor participaram alunos do ensino fundamental e do ensino médio de escolas públicas e privadas. Nas categorias universitárias, participaram alunos e egressos de graduação, pós-graduação, professores e técnicos vinculados a instituições de ensino superior.

A reportagem é da FURB TV

A solenidade de premiação foi transmitida ao vivo.

Fotos dos vencedores em https://www.instagram.com/agitfurb/