Universidade vai qualificar 200 empresas para exportação

Universidade vai qualificar 200 empresas para exportação

Foto: CMC

A Universidade Regional de Blumenau (FURB) foi selecionada em edital da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para promover o Programa de Qualificação para Exportação, o PEIEX. Serão 30 meses de atividades desenvolvidas entre a Universidade e 200 empresas da região com potencial exportador.
 
Candidata para atender as áreas de Blumenau e Brusque, a FURB irá avaliar e selecionar empresas de pequeno e médio porte em um raio de 100km para oferecer uma qualificação gratuita em exportação. O PEIEX tem instituições parceiras em todo o Brasil e tem como objetivo principal qualificar as empresas brasileiras para que iniciem o processo de exportação de forma planejada e segura.
 
As atividades propostas pelo programa PEIEX iniciam ainda neste semestre, com abertura de editais para contratação de um monitor, oito técnicos, seis de Blumenau e dois de Brusque, e dois assistentes, para apoio técnico, que irão desenvolver, a partir de 2022, a formação com as empresas. De acordo com os organizadores do programa na FURB, os primeiros seis meses do PEIEX na Universidade serão para a formação técnica da equipe e identificação das empresas da região que entram no perfil.
 
“Santa Catarina se destaca tanto na importação quanto na exportação, sendo a 5ª unidade da Federação com maior volume de comércio internacional em 2020, em função da diversidade das indústrias que temos no Estado. Esse programa busca então qualificar empresas de pequeno e médio porte que não exportam ainda, ou que têm exportações muito pequenas e gostariam de aumentar o seu mercado de atuação, pois as grandes empresas já estão inseridas no mercado internacional” explica Germano Gehrke, chefe do gabinete da reitoria da FURB e coordenador da candidatura da Universidade ao PEIEX.
 
As formações com os empresários da região serão feitas com base em duas visitas às empresas, a primeira para avaliar o potencial exportador, e a segunda para que os técnicos da equipe do PEIEX façam um diagnóstico para identificar o nível de prontidão da empresa para a exportação. Após isso, será realizado um plano de trabalho com os requisitos necessários para cada uma das 200 empresas se posicionarem de forma competitiva no mercado internacional.
 
Com a parceria estabelecida, a FURB ficará responsável tanto pela formação da equipe do PEIEX com profissionais especialistas em comércio exterior para orientar os empresários para competir internacionalmente, mas também pela disponibilização de um espaço para o desenvolvimento das formações. O aporte ao convênio por parte da APEX poderá chegar a R$ 1,275 milhões.  
 
Germano Gehrke afirma que esta será mais uma das ações da Universidade para se aproximar das empresas e do ecossistema inovador e tecnológico da região, como já acontece com a Trilha da Inovação, que conta com eventos tais como o Dia do Desafio e o Hackathon, realizado junto com o Centro de Inovação Blumenau (CIB), que aconteceu entre os dias 10 e 11 de setembro. “Está sendo feito todo um trabalho de inovação na FURB, mas um trabalho de inovação e atividades vinculadas ao mercado e às empresas, para conectar os nossos estudantes e a comunidade com o mercado”, afirma o chefe de gabinete.