Universidade recebe estudantes para início das aulas

Universidade recebe estudantes para início das aulas

Foto: CMC/Ingrid Leonel

Um dia de muita alegria para a FURB. Nesta terça-feira, 23 de fevereiro, iniciaram as aulas do primeiro semestre letivo de 2021, com a volta às aulas teóricas presenciais nos campi da Universidade de Blumenau. “Estávamos com saudades! Ver as nossas dependências, todos os nossos espaços, salas de aulas, laboratórios, cantinas e corredores com a presença dos estudantes, é isso que faz sentido para a Universidade. Então vê-los aqui hoje, é um dia de muita alegria”, destaca a reitora Marcia Sardá Espindola.  
 
Ainda sob influência da pandemia de Covid19, tudo foi preparado para receber os estudantes. A recepção aos calouros foi totalmente online, para que os novos alunos pudessem conhecer as plataformas e ambientes de aprendizagem da FURB e saber mais sobre o Onlife, o modelo que permite optar entre assistir aulas no campus ou de qualquer lugar, via streaming. “Isso é uma marca da FURB, estar sempre à frente do seu tempo na área tecnológica, e isso agora se acentuou. Então nós vínhamos, desde o ano passado, fazendo diversas mudanças dentro da Universidade, melhorando os sistemas de informática, de tecnologias da informação, e isso se acentuou com a pandemia”, observa o pró-reitor de ensino, Romeu Hausmann.  
 
Para a caloura de Fisioterapia, Francini Martins, que fez o terceirão na ETEVI, matar a saudades da FURB foi muito bom. “Eu gosto de aprender com o professor falando na minha frente, assim eu aprendo mais fácil. Especialmente depois de um ano inteiro dentro de casa”, destaca a aluna.  
 
De acordo com a Pró-reitoria de Ensino da Universidade, cerca de 70% dos estudantes devem voltar presencialmente às salas de aula. Mesmo assim, são 1.600 disciplinas e mais de 100 salas de aula adaptadas para o modelo Onlife. “A aula vai ser transmitida ao vivo, em tempo real. Então o nosso estudante vai poder optar entre fazer a aula de forma presencial, aqui na Universidade com todas as medidas de biossegurança, ou assistir remotamente, seja do trabalho, seja em casa, seja no telefone celular, no computador, onde ele estiver, em qualquer mídia conectada à Internet, ele vai poder assistir a aula e interagir com a turma, em tempo real”, reforça Hausmann.  
 
“No Onlife, o Teams entra como ponto de apoio e auxilia o aluno que está distante a interagir com o professor e com quem está presente em sala de aula”, explica a chefe da Divisão de Modalidades de Ensino da FURB, Clarissa Josgrilberg Pereira.  
 
Mas os recursos institucionais oferecidos aos estudantes vão além do Onlife. Na FURB, os estudantes têm à disposição, na plataforma Teams, a possibilidade de conversar com qualquer professor, estudante ou servidor da FURB pelo chat, marcar reuniões, fazer grupos de estudo, entre outras opções, e tudo de maneira online. Além do pacote Office 365 e do Ambiente Virtual de Aprendizagem, o AVA, também disponível em aplicativo para o celular. “Isso permite estudar de uma forma diferenciada, fazer trabalhos de formas diferenciadas, e claro, como na época em que estamos, estar sempre próximo da tecnologia, da inovação e dos aplicativos, que é o que o mercado de trabalho também exige”, pontua Clarissa.  
 
As matrículas para este semestre permanecem abertas até o dia 19 de março. As informações estão em ingressar.furb.br  
 
Estas e outras informações estão na reportagem da FURB TV.