Universidade de Blumenau recebe calouros dia 22, no Teatro Carlos Gomes

Universidade de Blumenau recebe calouros dia 22, no Teatro Carlos Gomes

Foto: CCM/FURB

Na Universidade Regional de Blumenau (FURB) o primeiro semestre letivo de 2023, inicia na próxima semana. Na quarta-feira, 22 de fevereiro, a FURB vai receber mais de 1.600 novos estudantes e organizou um evento de boas-vindas e integração que será realizado no Teatro Carlos Gomes. Os calouros serão recepcionados em dois horários: matutino, às 7h30, e noturno, às 18h30.

Na programação, muita informação sobre os cursos e a infraestrutura da Universidade, a fim de facilitar o início da vida acadêmica dos estudantes. Os diretores de centro e coordenadores de cursos darão as boas-vindas aos novos alunos, que também serão informados sobre programas de intercâmbio, prática desportiva, projetos de pesquisa e extensão.

A realização no Teatro Carlos Gomes ocorre em razão do grande número de novos estudantes, especialmente no período noturno. “Em outros semestres, parte dos estudantes acompanhava a recepção em modo remoto, permitindo que o evento ocorresse no campus 1. Este semestre, com a possibilidade de retorno integral ao presencial, houve a necessidade de realizar o evento em um ambiente maior do que os espaços dos quais a FURB dispõe”, explica a professora Fernanda Ostetto, coordenadora de Comunicação e Marketing da Universidade.  

FURB em Números

Em quase 60 anos de história, a FURB já formou mais de 55 mil profissionais. Hoje, oferece 60 cursos de graduação, 12 especializações, 13 mestrados e quatro doutorados, além do ensino médio, totalizando aproximadamente 7.200 estudantes. Realiza mais de 600 projetos de pesquisa, com 170 professores e 365 estudantes bolsistas. Tem 113 grupos de pesquisa cadastrados no CNPq. 

Já o contato direto com a comunidade é realizado pelos 20 programas e 70 projetos de extensão, que envolvem mais de 400 estudantes e ocorrem por meio de ações sociais, científicas, esportivas, ambientais e de saúde que impactam os mais de 800 mil habitantes dos 14 municípios da Associação dos Municípios do Vale Europeu (AMVE), região responsável por quase 30% do PIB catarinense. 

Conta com 1.059 servidores, sendo 604 professores (57%) e 455 técnicos administrativos (43%). Entre os docentes, 49% são doutores e 39% são mestres.   

Sua área física é de 568.963 m² e a infraestrutura ocupa 90,981 m² de área construída, dividida em quatro campi, com um total de 2.162 ambientes, entre eles 310 laboratórios e 186 salas de aula. 

Tem convênios, parcerias e acordos firmados com universidades e instituições de ensino de 25 países e semestralmente oferta editais com programas de intercâmbio aos estudantes que já concluíram 25% da graduação.