Única associada em Blumenau, FURB deseja sucesso à nova gestão da ACAFE

Única associada em Blumenau, FURB deseja sucesso à nova gestão da ACAFE

Foto: ACAFE

Nesta terça-feira, 13 de dezembro, a partir das 19 horas, no Auditório da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), em Florianópolis, toma posse a nova gestão da Associação Catarinense das Fundações Educacionais de Santa Catarina (ACAFE). Serão conduzidos aos cargos de presidente e vice, respectivamente, a reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Luciane Bisognin Ceretta e o reitor da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Kaio Henrique Coelho do Amarante, para o biênio 2022-2024 da entidade. Autoridades políticas e empresariais, além de representantes de instituições e entidades locais, estaduais e nacionais estão entre os convidados do evento.

“As universidades comunitárias são grandes patrimônios da educação no país e em Santa Catarina, sendo responsáveis diretas pelo destacado desenvolvimento do nosso Estado. Foi a partir delas, na década de 60, que Santa Catarina descentralizou a formação acadêmica, expandindo para o interior o ensino, a pesquisa e a extensão. Se somos um estado de vanguarda, referência em desenvolvimento sustentável, tecnologia e inovação, isso se deve, e muito, à presença das Instituições de Ensino Superior (IES) da ACAFE em todas as regiões. Presidir a ACAFE, ao lado do reitor Kaio do Amarante e de todos os demais colegas reitores, é um desafio que muito representa as defesas que faço”, comenta a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, que atualmente é vice-presidente da entidade. Luciane Ceretta assume presidência da ACAFE

Para a reitora da FURB, Marcia Sardá Espindola, é uma alegria ver a reitora e amiga Luciane Ceretta assumindo a presidência da ACAFE, “a Luciane é uma excelente gestora e uma grande defensora do Sistema ACAFE, a FURB estará ao seu lado com a missão de apresentar à comunidade a importância das Instituições da ACAFE nas regiões onde estão inseridas e o quanto podemos colaborar no desenvolvimento local e regional. Desejamos que sua gestão seja coroada de êxito e que a ACAFE continue fazendo a diferença em Santa Catarina e promovendo o acesso ao ensino superior de qualidade”, ressalta Marcia.

Números que representam a ACAFE

A ACAFE conta com 14 instituições de ensino, presentes em diversas cidades, congregando mais de 160 mil acadêmicos, além de 3.501 projetos de iniciação científica e 930 projetos de extensão, que geram novos conhecimentos e beneficiam milhares de catarinense por meio de serviços de saúde, atendimento jurídico, entre outros.

Segundo Luciane, as instituições do sistema ACAFE têm como missão o desenvolvimento das regiões onde estão inseridas. “É importante que a população saiba que elas não têm dono, não visam lucro, são patrimônios das cidades e regiões em que se originaram, por desejo da sociedade. Todo o resultado financeiro dessas IES retorna para a região no desenvolvimento de ações e projetos nas três dimensões acadêmicas que caracterizam uma Universidade: o ensino, a pesquisa e extensão de excelência. Trabalhar em prol do fortalecimento dessas instituições é algo que me convoca e me representa muito”, pontua Luciane, que também é integrante do Conselho Estadual de Educação e Conselho Nacional de Educação.

ACAFE

Fazem parte da Associação, a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc); a Universidade Regional de Blumenau (FURB); a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc); a Universidade do Contestado (UnC); a Católica de Santa Catarina; o Centro Universitário Barriga Verde (Unibave); o Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi); o Centro Universitário de Brusque (Unifebe); a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac); a Universidade do Vale do Itajaí (Univali); a Universidade da Região de Joinville (Univille); a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó); a Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e a Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp).