Unesc e FURB assinam acordo de cooperação

Unesc e FURB assinam acordo de cooperação

Foto: Divulgação

O reitor da Universidade Regional de Blumenau (FURB), professor João Natel Pollonio Machado, e o reitor da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), professor  Gildo Volpato, firmaram acordo de cooperação nesta segunda-feira (15/4), para que ambas as instituições promovam o desenvolvimento de pesquisas e outras atividades acadêmicas e culturais.
 
Entre os objetos de cooperação entre as instituições estão: o intercâmbio de docentes e pesquisadores; elaboração conjunta de  projetos de pesquisa; organização conjunta de eventos científicos e culturais; intercâmbio de informações e publicações acadêmicas; intercâmbio de estudantes, intercâmbio de membros da equipe técnico-administrativa e, cursos e disciplinas compartilhados.
 
Doutorado
Para a implementação de cada caso específico de cooperação, docentes e pesquisadores das duas instituições deverão preparar um programa de trabalho relativo às formas, aos meios e às responsabilidades, que será objeto de um convênio específico, firmado pelas partes. Para dar viabilidade imediata ao acordo, fica estabelecido que em caso de doutorado, poderão ser disponibilizadas no máximo cinco vagas, durante o período de vigência do convênio.
 
Para o professor João Natel, isto garante  a gratuidade do programa aos interessados, desde que uma vez aprovados nos respectivos programas. “Este acordo entre as instituições inova, pois no âmbito da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE), é o primeiro programa de intercâmbio para doutoramento com custo zero, entre as instituições de ensino superior”, disse o professor Natel.
 
Coordenação
Para a coordenação do acordo, firmaram as partes, que serão indicados: pela FURB, o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão e, pela UNESC, o Pró-Reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão. A UNESC conta atualmente com programa de doutoramento em Ciências Ambientais e outro em Ciências da Saúde, enquanto a FURB tem programas de doutoramento em Administração e Contabilidade, e em Desenvolvimento Regional.