Trilha virtual pelo Parque São Francisco

Trilha virtual pelo Parque São Francisco

Foto: CMC

Mestrandos do Programa de Pós Graduação em Biodiversidade (PPGBio) da Universidade Regional de Blumenau (FURB) produziram um vídeo imersivo para que as pessoas possam conhecer a biodiversidade da região e se conectar com a natureza através de um “Banho de Floresta”. O material foi gravado no Parque Natural Municipal São Francisco de Assis, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) de Blumenau.
 
O vídeo é um produto da disciplina “Diversidade Biológica” do Mestrado em Biodiversidade da FURB. Nele, os mestrandos procuram divulgar os conceitos sobre o que é a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos, e como aproveitá-los. Conforme explica Morgana Montibeler, acadêmica do PPGBio, a biodiversidade pode ser definida como a variedade genética dos organismos, seres vivos e ambientes.
 
“Nós, seres humanos, também fazemos parte da biodiversidade, e podemos aproveitar de seus benefícios de forma direta ou indireta”, explica o acadêmico João Pedro Garcia. Esses benefícios, também chamados de serviços ecossistêmicos, podem ser de provisão, como a água, alimentos e madeira que são extraídos da natureza, de regulação, que são os processos que acontecem na natureza, como a purificação da água, e o controle de pragas e doenças, e os culturais, que são os benefícios que o ser humano obtém com o contato com a natureza, como a diminuição da frequência cardíaca, e dos níveis do cortisol, hormônio do estresse.
 
“Acabamos identificando um nicho, devido às restrições da pandemia, de pessoas que estão em seus lares para se proteger do vírus, e evitando contatos fora de casa. Ao mesmo tempo, nós esquecemos que a natureza possui um papel fundamental para a nossa saúde”, explica Morgana. Pensando em relacionar os conhecimentos sobre biodiversidade e o lazer, saúde e bem-estar das pessoas, os acadêmicos decidiram realizar essa trilha virtual, ou “banho de floresta”, que faz com que as pessoas tenham contato com a atmosfera da floresta, para levar a natureza para dentro das casas das pessoas e do dia a dia turbulento.
 
Assim como auxiliar na diminuição da frequência cardíaca, e dos níveis do cortisol, o banho da floresta também ajuda com a imunidade e a concentração. A recomendação dos estudantes é que as pessoas desfrutem do vídeo e de sua atmosfera de forma individual, para que consigam se conectar com a floresta e refletir.