Trajes da realeza da 37ª Oktoberfest estão em produção

Trajes da realeza da 37ª Oktoberfest estão em produção

Foto: Parque Vila Germânica

Desenhados pela estudante de Moda da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Maria Eduarda Hornburg, os trajes da realeza da 37ª Oktoberfest foram definidos em concurso realizado pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e Parque Vila Germânica, em parceria com a FURB e a NSC Comunicação. Ao todo, foram desenhados 38 modelos resgatando a tradição blumenauense do bordado Meyer nos trajes típicos da rainha, I e II princesas da festa.
 
Em votação aberta à comunidade, em outubro de 2021, que aconteceu através do G1 Santa Catarina, foram escolhidos os trajes desenhados por Maria Eduarda. As peças da estilista foram escolhidas por meio de uma enquete que chegou a receber 383.650 mil votos. 
 
“A minha proposta para o traje da realeza de 2022 traz um resgate cultural dos bordados da Casa Mayer com um toque de renovação, sendo original e moderno. Desenvolvi um colete junto com avental invertido que se transforma em vestido. Diferentes tamanhos para a rainha e para as princesas. Pensado para quem gosta de cor e conforto no mesmo traje", explicou Maria Eduarda ao Portal G1, quando foi anunciado o resultado do concurso.
 
A proposta da Vila Germânica para os estudantes de Moda da FURB era que utilizassem a tradição do bordado Meyer e criassem novos trajes típicos. A professora que orientou os estudantes, Márcia Bronnemann, explicou ao portal G1 que “a ideia foi que os estudantes conseguissem trazer as tendências e fazer uma releitura em que as pessoas se sintam bem com o traje hoje”.
 
Na quarta, dia 23 de março, a realeza da 37ª edição da festa fez a primeira prova do traje oficial deste ano.  A rainha e as duas princesas se reuniram no Parque Vila Germânica com a equipe responsável, que envolve a costureira, a bordadeira e a estilista que idealizou as peças. Na oportunidade puderam ver pela primeira vez como está o processo de confecção dos vestidos.
 
A apresentação dos trajes prontos ao grande público acontecerá no evento Sabores da Oktoberfest, previsto para agosto deste ano. Até lá, outras provas e ajustes devem ocorrer para que os vestidos fiquem exatamente como foram desenhados pela estudante de moda.   
“A primeira prova é fundamental para termos uma noção de quais ajustes devem ser feitos, se o tecido e o tamanho deles ficaram adequados, entre outras questões. É a primeira impressão do que virá ser o traje oficial da realeza”, conta Adenir Barbieri, diretora de Eventos do Parque Vila Germânica. 
 

Bordado Casa Meyer

 

 
Pela primeira vez, o Parque Vila Germânica estipulou que os trajes fossem desenvolvidos dentro do tema “Bordado Casa Meyer”. Trata-se de um bordado típico feito na Casa Meyer, tradicional ponto comercial da cidade em meados do século XIX. Fundada em 1903 por Ricardo Meyer, filho de imigrantes da Alemanha, a Casa Meyer foi pioneira na região, comercializando principalmente porcelanas, cristais e bordados florais.