Trabalho sobre webjornalismo recebe menção honrosa nacional

Trabalho sobre webjornalismo recebe menção honrosa nacional

Foto: CMC

A recém-egressa do curso de Jornalismo da FURB, Mayara Korte recebeu menção honrosa na 21ª edição do Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEJor), que teve a edição de 2022 realizada na Universidade Federal do Piauí e foi encerrado oficialmente na sexta-feira, 22 de abril.
 
Mayara apresentou o artigo “Deontologia jornalística: uma análise das diretrizes internacionais do webjornalismo” e o trabalho foi selecionado dentre os trabalhos do grupo Ensino de Ética e Teorias do Jornalismo e segue direto para publicação na principal revista de ensino de Jornalismo no país, a REBEJ. “Apesar de ser resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), pela maturidade e propriedade foi levado à discussão no grupo de professores pesquisadores da temática. Portanto, um grande reconhecimento tanto para a egressa, quanto para a professora orientadora, Clarissa Josgrilberg Pereira”, pontua a professora e membro da diretoria da Associação Nacional de Ensino de Jornalismo (ABEJ), Roseméri Laurindo.  
 
Com mais de 160 participantes de diferentes regiões do Brasil inscritos, o 21° Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo reuniu professores, estudantes e profissionais que puderam acompanhar debates voltados ao papel da formação superior em jornalismo nas mais diferentes realidades do País e, também, do exterior. Mais de 1,5 mil visualizações foram registradas nas atividades transmitidas publicamente durante o evento.
 
O encontro contou com participações presenciais e remotas, sob organização do professor Silvio Henrique Barbosa, docente do curso de Comunicação Social da UFPI, que ressalta a importância do ENEJor, “o evento foi um sucesso absoluto e marca recordes nacionais. Em 21 encontros, esse foi o que contou com a maior participação de coordenadores de cursos de jornalismo, foram 33, participando da reunião nacional de coordenadores, com o objetivo de discutir as práticas e o ensino de jornalismo em todo Brasil”, declarou. O coordenador do curso de Jornalismo da FURB, professor James Dadam participou da reunião.
 
Segundo Barbosa, a edição do encontro na UFPI foi a 2ª no ranking com maior número de submissão de artigos, foram 64 trabalhos apresentados nos dois dias em que houve atividades com os grupos de pesquisas no evento. O recordista nacional é São Paulo, com 69 publicações, índice próximo ao alcançado em Teresina, considerado um marco. Além disso, foi a primeira edição que ocorreu de forma híbrida, realizada presencialmente na UFPI e transmitida simultaneamente para os demais participantes inscritos. A FURB foi uma das quatro instituições de ensino superior com maior número de aceites. As professoras Anamaria Teles, Clarissa Josgrilberg Pereira, Magali Moser e Roseméri Laurindo e as egressas Mayara Korte e Ingrid Leonel apresentaram trabalhos no Encontro.