Terceira sessão de painéis da MIPE tem 80 trabalhos apresentados

Terceira sessão de painéis da MIPE tem 80 trabalhos apresentados

Foto: Eduarda do Amaral

A terceira sessão de painéis da 18ª Mipe, Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da Universidade Regional de Blumenau (FURB), foi realizada na manhã desta quarta-feira, 18 de setembro, na tenda montada em frente à Biblioteca Universitária do campus 1. Oitenta trabalhos foram apresentados nessa sessão, que contemplou atividades de ensino e extensão, além de projetos de pesquisa desenvolvidos em cursos de Graduação e Pós-Graduação da FURB.

A sessão desta manhã incluiu projetos de extensão que conectam a universidade às demandas sociais, como o Supravita, projeto voltado à educação em saúde. Isadora Denardin da Silva, estudante do curso de Odontologia, explica que o projeto realizou uma série de atividades voltadas à educação sobre saúde bucal a partir de atividades lúdicas com estudantes de uma escola municipal de Blumenau.

Estudantes da Etevi, o Ensino Médio da FURB, levaram à Mipe um dispositivo desenvolvido durante a disciplina de projeto de Intervenção Sociocultural. Trata-se de uma bengala inteligente de alta sensibilidade que pode ser produzida a baixo custo. O objetivo dos estudantes é ajudar pessoas com deficiência visual a se locomoverem com mais autonomia.

Projetos de pesquisa desenvolvidos na universidade também estiveram contemplados na mostra. Um estudo desenvolvido no âmbito do Centro de Ciências da Saúde investigou a relação entre a balneabilidade do litoral catarinense e surtos de doenças de origem hídrica e concluiu que existe forte relação entre os dois aspectos. Os resultados da pesquisa foram apresentados na terceira sessão de painéis da Mipe e devem ser publicados em livro nos próximos meses.

Ainda nesta quarta-feira, será realizada a quarta sessão de painéis, o Fórum das Licenciaturas e as comunicações orais dos programas de extensão e do Seminário de Licenciaturas. A programação segue até quinta-feira, 19 de setembro, quando serão realizadas a quinta e a sexta sessões de painéis. O encerramento do evento, às 18h30, no auditório do Bloco J, deve contar com homenagens a pesquisadores da universidade, além da divulgação do resultado da segunda edição do Prêmio Lúcia Sevegnani de Democratização do Conhecimento.

 

 

Sobre a Mipe

 

A Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Mipe) é promovida anualmente pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, Ensino Médio e Profissionalizante (PROEN) e pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura (PROPEX). A proposta da mostra é socializar o conhecimento produzido na instituição e prestar contas à sociedade sobre as atividades desenvolvidas pela universidade. A mostra deste ano conta com mais de 460 trabalhos inscritos. Além das sessões de apresentação de trabalhos, a programação contempla oficinas, palestras, exposições e apresentações artísticas.