“Te Orienta no Trânsito” realiza ações sobre o trânsito na Escola Lúcio Esteves

“Te Orienta no Trânsito” realiza ações sobre o trânsito na Escola Lúcio Esteves

Foto: Projeto Te Orienta FURB

O projeto Te Orienta no Trânsito promoveu um dia de aprendizagem sobre o trânsito com os alunos da Escola Municipal General Lúcio Esteves. As crianças e adolescentes puderam aprender mais sobre o trânsito enquanto jogavam dominó, quebra-cabeça e jogo da memória, todos produzidos com a temática do projeto. Além disso, participaram de um circuito que simulava o trânsito de uma rua e responderam perguntas sobre o trânsito. 

 

A Escola Lúcio Esteves é uma das cinco escolas municipais de Blumenau com o trânsito mais violento em seu entorno, por isso, a intervenção é de extrema importância para a comunidade local. A ação aconteceu no último dia 27, visto que em setembro comemora-se o dia nacional do trânsito.

 

Cerca de 680 alunos de 1º a 9º ano, dos períodos matutino e vespertino participaram das atividades. “Eles estão entendendo que tem que parar, que só pode cruzar a rua quando o sinal está verde para eles, então essa que era a nossa maior demanda, por isso que a gente montou esse circuito”, explica Camila Luize Schlickmann, diretora da escola. 

 

As ações impactam a rotina dos alunos, seus comportamentos no trânsito e, também, os educam para o futuro.  “Quando eles forem motoristas, um dia, eles precisam saber a importância de respeitar o sinal. Com toda certeza eles vão cobrar os pais, com relação a cinto de segurança, com sinalização e o respeito que eles precisam ter com o trânsito”, ressalta a diretora adjunta, Tatiana Witthoft Raffaelli

 

Te Orienta no Trânsito

 O “Te Orienta no Trânsito” é um projeto que busca educar e conscientizar a população quanto ao trânsito por meio das mídias. O programa prevê palestras e conteúdos multimidiáticos para que todos os professores e estudantes possam refletir sobre os principais problemas no trânsito.

 

Para contribuir com a diminuição dos acidentes de trânsito, o curso de Jornalismo da FURB criou o projeto em 2018, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Em 2022, o projeto ganhou o apoio da Escola Pública de Trânsito (EPT) e do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras (CCEAL) da FURB.