Superar o desafio de ampliar a titulação

Superar o desafio de ampliar a titulação

Foto: Aristheu Formiga

O professor Cláudio Laurentino Guimarães é diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), que encerra o mandato em 31 de julho, porém, continua por mais quatro anos à frente da Unidade de ensino, por sua reeleição ao cargo. Ele recebeu o FURB Notícias esta semana, para avaliar sua gestão, falar de dificuldades e desafios, e das metas alcançadas na gestão.  Esta é a primeira entrevista com os diretores de Unidades de ensino, para avaliar suas ações, que o FURB Notícias realiza para informar a comunidade.
 
FURB Notícias: Professor Cláudio, como o senhor avalia sua gestão à frente do Centro de Ciências da Saúde?
Prof. Dr. Cláudio  Guimarães: O início foi difícil administrar setorialmente, aprender os processos; o primeiro ano foi de mudanças e adaptações. Mas foi gratificante. O CCS cresceu, mas devido ao trabalho coletivo.  Crescemos em ensino, pesquisa e extensão, bem como na prestação de serviços.
 
FURB Notícias: O que o senhor considera como importante neste período?
Prof. Dr. Cláudio  Guimarães: Nós conseguimos, coletivamente, implantar um novo curso, o de Biomedicina; assistimos e participamos da conclusão do Hospital Regional Universitário, melhoramos o espaço físico e avançamos nos processos de ensino e aprendizagem. Temos o Ambulatório Universitário, com 40% de funcionamento. Em breve teremos mais.
 
FURB Notícias: O que o senhor pretende fazer como diretor agora?
Prof. Dr. Cláudio  Guimarães: Pretendemos fazer um trabalho de formiguinha; difícil é fazer as diferentes profissões na área da saúde, trabalharem em conjunto.  Ou seja, precisamos de equipes multiprofissionais e, em paralelo, necessitamos da interdisciplinaridade nas questões da saúde. Isto mexe com as pessoas, com os profissionais, para superar as formas antigas de trabalhar.
 
FURB Notícias: Que desafios o senhor pretende enfrentar?
Prof. Dr. Cláudio  Guimarães: Enxergo três aspectos: o primeiro, é melhorar a titulação de nossos professores, dentro de política de formação da Universidade; nós do CCS somos a maior Unidade de ensino da Universidade, mas com menor titulação entre mestre e doutores; a segunda, é ampliar a pesquisa, pesquisa interdisciplinar; por último, a estruturação física do Campus 5, para a devida e necessária atuação do Centro de Ciências da Saúde.
 
Perfil
Cláudio Laurentino Guimarães possui graduação em Farmácia pela UFSC (1988), Mestrado (1994) e Doutorado (2002) pela UFSC.  É professor da FURB desde 1997.