Sistema Pronto é referência para o Ministério da Saúde

Sistema Pronto é referência para o Ministério da Saúde

Foto: Giovana Pietrzacka

No início do mês de setembro, o professor Mauro Mattos, coordenador do Laboratório de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia (LDTT), da FURB estará no Ministério da Saúde para apresentar a experiência da implantação do Sistema Pronto no município de Blumenau.
 
A informação foi dada na tarde desta quinta-feira (21 de agosto) a cerca de 70 profissionais da rede municipal de saúde durante o segundo Workshop organizado para avaliar o Sistema. A viagem à Brasília, segundo o professor, “vai permitir demonstrar como funciona o prontuário único e como fizemos para implantá-lo”, disse. O convite da viagem partiu do próprio Ministério da Saúde que quer ouvir cases de sucesso, como este, a fim de avaliar o desenvolvimento de algo semelhante para todo o país.
 
Workshop
O segundo Workshop, organizado na FURB, tinha como objetivo fazer uma avaliação da implantação do Sistema Pronto, que hoje atinge praticamente um terço da rede municipal de saúde. Setenta e um profissionais passaram três dias discutindo o modelo adotado na cidade e nesta quinta-feira reuniram as análises e socializaram as dificuldades. “Queríamos ouvir dos profissionais suas experiências com o Pronto e ajustar os pontos necessários”, disse o professor Mattos.
 
Entre os temas apontados está a demora no atendimento e burocratização do sistema, muitas relacionadas ao ineditismo do programa. A aplicabilidade dos  ajustes apontados serão analisados e implantados no decorrer do ano.
 
O Sistema Pronto
Desenvolvido a partir de um convênio entre a universidade e a prefeitura de Blumenau em 2011, o Pronto é uma espécie de prontuário único, que pode ser acessado por qualquer unidade da rede, seja unidades de saúde, hospitais e postos de saúde, unificando os dados dos usuários em um prontuário único.
 
O projeto é desenvolvido pelo Laboratório de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia (LDTT) da FURB e tem como um dos objetivos, otimizar os recursos aplicados na área e a melhoria da qualidade do atendimento e dos processos no setor.