Servidor desenvolve cadernos com material reciclado

Servidor desenvolve cadernos com material reciclado

Foto: Leo Laps

As questões globais e ambientais ligadas a sustentabilidade têm sido foco de discussões nos últimos anos. A preocupação em reutilizar tudo o que se produz é um desafio já aceito pela humanidade. No setor de encadernação da Universidade Regional de Blumenau (FURB) há um novo projeto que começa a ganhar asas: a confecção de cadernos de notas com materiais reaproveitados, recolhidos em vários setores da instituição.

 
Trinta e dois anos trabalhando na área gráfica, 25 deles na FURB. Com toda essa experiência, o servidor Antônio Vilvert desenvolveu a ideia primeiramente como um hobby. “Comecei na brincadeira, fazendo isto em casa. Fiz um, depois fiz outros, e notei que podia render também com toda a sobra de material aqui da universidade”, comentou.
 
Os blocos são produzidos manualmente no setor de restauração e encadernação, com 100% de materiais reciclados. As capas duras, reutilizadas de livros velhos, ganham nova superfície e bom design, com retalhos de tecidos bordados, napa e outros. O miolo dos cadernos é feito com sobras de folhas brancas, cuidadosamente selecionadas e costuradas ou coladas artesanalmente às capas.
 
À venda na Livraria
Após reunião dia 6 de setembro com o reitor João Natel, o chefe de gabinete Dilson Tomio, o diretor da Biblioteca Universitária Darlan Schmitt, Maicon Tenfen, responsável pela Editora e Livraria da FURB, e o próprio Antonio Vilvert, foi definida a comercialização dos cadernos na Livraria Universitária da FURB. Os  preços variam entre R$ 5 e R$ 20, e há vários formatos, incluindo livretes com apenas alguns centímetros de altura (foto).