Seminário Internacional aborda Educação Comparada na FURB

Seminário Internacional aborda Educação Comparada na FURB

Foto: Divulgação do evento

A Universidade Regional de Blumenau (FURB), em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Nacional de Córdoba, Argentina, (UNC), realiza o I Seminário Internacional do Observatório Ibero-Americano de Estudos Comparativos em Educação (OIECE) com o tema “A Educação Comparada no contexto das Reformas Educacionais e da pandemia: desafios, políticas públicas e inovações educativas.”

O evento ocorre nos dias 16, 17 e 18 de novembro, com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina (FAPESC) e o apoio da Sociedade Brasileira de Educação Comparada (SBEC), da Revista Brasileira de Educação Comparada e o Núcleo de Estudios e Investigaciones em Educación Superior del Mercosul (NEIES/Mercosul).

Já estão inscritos mais de 330 pesquisadores, de países como Argentina, Uruguai, México, Colômbia, Paraguaia, Cuba, Panamá, Espanha, Angola, Luxemburgo e Estados Unidos.

Com temas selecionados de grande importância para acadêmicos e profissionais de várias áreas, o evento tem como objetivo fortalecer e ampliar as discussões interinstitucionais sobre Educação Comparada e áreas afins, bem como promover a produção acadêmica e o desenvolvimento de propostas educativas emancipatórias.

O seminário é dividido em quatro eixos temáticos, para abranger de forma geral e ampla diferentes linhas e objetos de estudo presentes nas agendas de pesquisa em estudos comparados em educação na Ibero-América.

Na programação, apresentações de trabalhos orais e no formato de banners, conferências, mesas redondas, lançamentos de livros e oficinas.

A FURB TV transmite ao vivo a solenidade de abertura, dia 16, às 8h30 da manhã; a partir das 10h, a conferência de abertura sobre "Educação Superior e a Pandemia: o papel e a resposta dos Estados Ibero-americanos na garantia do direito à Educação", com Dra. Estela Miranda (NEIES-MERCOSUL/UNC), mediada pelo Prof. Dr. Luis Enrique Aguilar (UNICAMP) e a partir das 14 horas, no dia 16, a mesa redonda 1, “Estado, Políticas Educacionais e Educação Comparada: desafios teórico-metodológicos para o seu estudo", que tem como conferencista o  Prof. Dr. Luis Miguel Lázaro Lorente, da (Universidade de Valencia, España)e como mediadora a Prof. Dra. Irma Briasco (SAECE/OIT - CINTERFOR).

No dia 17, a transmissão será às 18h30, com a mesa redonda 2, "Redes de conocimiento, intercambio y colaboración en la Educación Superior: oportunidades y desafíos en un mundo globalizado" e as conferencistas  Profª  Mgtr. Nora Lanfri (Rede de estudos e UNC) e Profª. Dra. Débora Cristina Jeffrey (UNICAMP), com a mediação da Profª Dra. Stela Maria Meneghel (FURB).

No dia 18, a transmissão da mesa redonda 3, "La relación Educación y Trabajo ante la pandemia y la postpandemia: tensiones de una relación compleja", com conferencistas Prof. Mgtr. Miguel Alfredo (FLACSO-CONICET, UMET), Profa. Dra. Irma Briasco (SAECE - UNIPE) e Profª Dra. Ana Miranda (FLACSO-CONICET, UBA) e mediadora Profª Dra. Yanina Débora Maturo (UNC) inicia às 15 horas.

Acesse a playlist e ative as notificações.

Para participar presencialmente basta fazer a inscrição neste site, que também traz a programação completa do evento.