Seminário de Desenvolvimento Regional aborda mapeamento de povos na Amazônia

Seminário de Desenvolvimento Regional aborda mapeamento de povos na Amazônia

Foto: Divulgação

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da FURB realiza a partir das 14h, nesta sexta-feira (19/4), na sala R-307, Câmpus 1, o seminário “Mapeamento Social de Povos e Comunidades Tradicionais: Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia”, com a pesquisadora do Laboratório Nova Cartografia Social: Processos de Territorialização, Identidades Coletivas e Movimentos Sociais, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA),doutora Erika Matsuno Nakazono.

 
O tema em debate é uma das pesquisas do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA). O objetivo é dar ensejo à autocartografia dos povos e comunidades tradicionais na Amazônia. Com o material produzido, disponibiliza um maior conhecimento sobre o processo de ocupação dessa região, e também maior ênfase e um novo instrumento para o fortalecimento dos movimentos sociais que nela existem.
 
O mapeamento social é uma técnica ligada à descrição etnográfica, privilegiando os elementos considerados relevantes pelos próprios agentes das comunidades pesquisadas, afim de que possam manusear equipamentos que permitam tomadas de pontos e coordenadas geográficas capazes de delimitar áreas e situações de uso dos recursos naturais que se referem às formas de uso definidas pelas próprias comunidades tradicionais ou àquelas em torno das quais elas se mostram favoráveis.