Semana de Arte Moderna em Podcast FURB FM

Semana de Arte Moderna em Podcast FURB FM

Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

A Semana de Arte Moderna foi uma manifestação artístico-cultural que ocorreu no Theatro Municipal de São Paulo em fevereiro de 1922, com apresentações de dança, música, recital de poesias, exposição de pinturas e esculturas e palestras.
 
Mário e Oswald de Andrade, Graça Aranha, Anita Malfatti, Heitor Villa-Lobos e Di Cavalcanti estão entre os artistas envolvidos no movimento e que propunham uma nova visão de arte, evidenciada na "Semana de 22".
 
Para marcar a data, o Podcast FURB FM ouviu as professoras Carla Carvalho e Daiana Schvartz. Carla é doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná e atua como professora no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Regional de Blumenau (FURB) e, também, na graduação em Design e em cursos de formação de professores. É líder do Grupo de Pesquisa Arte e Estética na Educação. Daiana é artista e pesquisadora, com doutora pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UFRGS na linha de pesquisa História, Teoria e Crítica, com graduação em Artes Plásticas pela FURB.
 
Na entrevista, a professora Carla explica o movimento, que tinha como intenção “mexer com o espirito conservador colocado naquele contexto e foi também um movimento e uma semana na qual os artistas trouxeram o que eles vinham produzindo no sentido de romper com questões dos cânones clássicos presentes na arte brasileira”, cita.
 
Ela também apresenta o contexto histórico que levou à Semana, desde a implantação da Escola de Belas Artes no Brasil, em 1816. “Uma escola de belas artes aos moldes europeus, em que se trouxe um pensamento europeu, instalando esse pensamento artístico que é de um jeito de pensar e de olhar para o mundo, para o nosso contexto brasileiro. Somente cem anos após a independência (1822), houve uma classe artística brasileira se contrapondo a isso”, destaca.
 
Daiana fala sobre os aspectos da Semana de Arte Moderna e seus reflexos nas artes em Santa Catarina e em Blumenau.  O protagonismo de artistas como Lindolf Bell, Elke Hering e a Galeria de Artes Açu-Açu fazem parte dos assuntos abordados por ela no podcast.