Semana Acadêmica de Biologia da FURB aborda os impactos das emergências climáticas

Semana Acadêmica de Biologia da FURB aborda os impactos das emergências climáticas

Foto: Lucas Adriano

Entre os dias 09 e 13 de setembro, o Centro Acadêmico de Biologia Fritz Müller realizou a 48ª Semana Acadêmica de Biologia, com o tema “Biologia sob pressão - os impactos das emergências climáticas”. O evento contou com palestras e minicursos abordando o tema principal, com objetivo de conscientizar os participantes e ampliar o conhecimento.

 

“A gente conseguiu buscar essa temática bastante importante, que são as emergências climáticas, e mostrar para os alunos a importância de olhar para esses assuntos que são bastante emergentes. Fizemos links com diversas áreas da biologia, usando objetos de estudo dos convidados, abrangendo vários gostos de diferentes vertentes correlacionando com essa temática das emergências climáticas”, explicou o presidente do Centro Acadêmico, Vitor Gonçalves.

 

Dentre as palestras ministradas durante a Semana Acadêmica, teve a apresentação do estudo de caso do Plano de Manejo do Parque Estadual Marinho Parcel de Manuel Luís, no Maranhão, feito pela bióloga Fabiana Dellacorte. Ela utilizou o exemplo para abordar a temática dos naufrágios em unidades de conservação marinhas, mostrando o impacto que esses naufrágios podem ter sobre a biodiversidade local.

 

“A ideia foi trazer essa forma de pensar no patrimônio cultural subaquático junto com a biodiversidade, que está junto a esses naufrágios. E pensar em como eles ajudam a monitorar as emergências climáticas dentro do ambiente marinho”, comentou a palestrante.

O objetivo das semanas acadêmicas de biologia é sempre ter uma pauta base para as atividades a serem realizadas, com os estudantes escolhendo o tema. E como as emergências climáticas estão cada vez mais em evidência, foi um tema relevante para abordar em meio a comunidade acadêmica, segundo a coordenadora do curso.

 

“Naturalmente os alunos da biologia já tem uma pretensão de preservação, mas a discussão que está se criando aqui neste ambiente com certeza vai potencializar isso”, analisou a professora Paula Roratto.

 

Além das palestras e minicursos, o evento também contou com um concurso de fotos sobre a biodiversidade, premiando o vencedor, e incentivando fotógrafos a valorizarem a biodiversidade local.