Reunião aberta discute Inteligência Artificial no ensino superior da FURB

Reunião aberta discute Inteligência Artificial no ensino superior da FURB

Foto: Divulgação

O Grupo de Pesquisa em Estudos Midiáticos Regionais, afiliado ao CNPq e liderado pelo professor Clóvis Reis, promoveu nesta terça, 10 de outubro, um evento multidisciplinar com foco em Inteligência Artificial (IA) no ensino superior. O evento contou com a presença da professora Fabrícia Durieux Zucco e reuniu profissionais de várias áreas, como Arquitetura, Biomedicina, Design, História, Ciências Sociais e Comunicação. Membros do Programa de Formação Continuada de Professores em Metodologias Ativas da FURB também participaram.

A discussão focou nos desafios e oportunidades da IA no ensino, usando o curso de Publicidade e Propaganda como estudo de caso. Os tópicos incluíram ética, inovação pedagógica e uso prático de aplicativos de IA. Clóvis Reis enfatizou que a IA vai além do conhecido ChatGPT e tem aplicações variadas em diferentes disciplinas acadêmicas. O professor ainda ressaltou a importância de preparar os estudantes não apenas com habilidades técnicas, mas com uma compreensão abrangente dos dilemas éticos e implicações socioeconômicas da IA.

Neste contexto, vale ressaltar que a UNESCO tem aconselhado escolas e universidades a serem proativas em fornecer orientações e ajudar alunos e professores a entender melhor essas tecnologias e as implicações de seu uso.

A professora Fabrícia Zucco destacou a importância de os professores acompanharem o ritmo acelerado da inovação tecnológica. Segundo ela, as universidades devem não só transmitir conhecimento, mas também ser agentes de transformação social. Isso inclui alinhar políticas acadêmicas com políticas públicas e demandas atuais.

O workshop prático explorou comandos básicos de diversas ferramentas de IA, incluindo Research Rabbit, Perplexity, MidJourney, ToME e Elicit. As atividades foram conduzidas por Fabrícia e contaram com o suporte do professor Marcio Paasch, dos estudantes de pós-graduação em Administração, Giovani Patrício e Paulo Reinert, e das estudantes de graduação Laura Linhares e Thayna Zanella.

Os aprendizados e conhecimentos adquiridos por meio dessas iniciativas têm sido compartilhados com outros professores e acadêmicos em programas como o Programa de Pós-Graduação em Administração, O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, o Departamento de Comunicação e mais recentemente na MIPE 2023.