Reitores ACAFE cumprem agenda em Brasília, FURB integra comitiva

Reitores ACAFE cumprem agenda em Brasília, FURB integra comitiva

Foto: Angelo Miguel/Ministério da Educação - Divulgação

Uma comitiva formada pelos reitores e reitoras da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) cumpriu extensa agenda de compromissos nesta semana em Brasília. A reitora da FURB, professora Marcia Sardá Espindola, integra o grupo que busca avanços em favor da educação dos catarinenses na capital federal.

“As instituições ACAFE realizam um trabalho extraordinário com foco no desenvolvimento e na relação próxima com as famílias catarinenses. Ao longo dos compromissos em Brasília, tivemos a oportunidade de levar esta mensagem e fortalecer ainda mais os laços que possibilitam que o ensino de qualidade chegue para as pessoas, não apenas com nossas instituições em Santa Catarina, mas ampliando também o caminho para todas as universidades comunitárias brasileiras”, destacou a Reitora da FURB.

 

Confira alguns dos destaques da agenda da comitiva ACAFE em Brasília:

 

Imagem
Reitores ACAFE no Senado Federal

Marco Regulatório da Lei das Comunitária é pauta de reunião com senadores

Os reitores das instituições ACAFE foram recebidos no Senado Federal na quarta-feira, dia 10 de julho, em Brasília. A reunião teve por objetivo buscar apoio para o Marco Regulatório da Lei das Instituições de Ensino Superior Comunitárias (ICES) e estiveram presentes no encontro os senadores Esperidião Amin, Flávio Arns e Kajuru.

O Marco Regulatório permite, por meio da Lei 12.881/2013, o repasse de recursos públicos às instituições comunitárias de todo o país, porém são apontados no dia a dia obstáculos para sua concretização. Após apresentação do caso por parte da comitiva, os senadores conduziram a demanda para avaliação de potenciais ajustes na lei que colaborem com sua execução.

 

 

Câmara dos Deputados presta homenagem aos 50 anos da ACAFE

Ocorreu na última quarta-feira, dia 10 de julho, a cerimônia de homenagem da Câmara dos Deputados aos 50 anos da ACAFE em Brasília. O ato foi proposto e conduzido pelo deputado federal Pedro Uczai.

Na ocasião, os reitores ACAFE foram recebidos pelos deputados federais catarinenses Geovania de Sá, Jorge Goetten, e Rafael Pezenti, o deputado estadual e vice-presidente da Comissão de Educação da Alesc, Mário Motta, e representantes do Governo de SC, do Conselho Nacional de Educação, do Conselho Estadual de Educação, da Associação Brasileira de Universidades Comunitárias (ABRUC) e do Consórcio de Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung).

A homenagem marca a pungente história de dedicação à educação empreendida pelas instituições de ensino superior que integram a ACAFE e transformam a vida dos catarinenses em todas as regiões de Santa Catarina.

Para a Reitora da FURB, Marcia Sardá Espindola, a homenagem da Câmara dos Deputados celebra a atuação da associação em Santa Catarina. “A ACAFE nasceu há 50 anos dentro da nossa FURB e para sempre terá sua história atrelada ao desenvolvimento não apenas de Blumenau e do Vale do Itajaí, mas de todo o estado. Somos milhares de profissionais e estudantes que se dedicam todos os dias em favor da educação catarinense e essa homenagem, que é de todos, coroa o protagonismo desse trabalho transformador”, destacou.

 

 

Novo Censo do Inep terá indicadores específicos para instituições comunitárias

Os reitores ACAFE estiveram em reunião com a diretoria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Na ocasião, foi discutido o papel das instituições de ensino superior comunitárias e os indicadores de qualidade do ensino no Brasil.

A comitiva ACAFE foi recebida pelos diretores Carlos Eduardo Sampaio Moreno, (Estatísticas Educacionais) e Ulysses Tavares Teixeira (Avaliação da Educação Superior) na sede do Inep em Brasília.

O ensino superior comunitário, como o ofertado pelas instituições ACAFE, possui particularidades que necessitam serem levadas em conta quando da medicação de seus resultados e a comparação com outras naturezas. Em razão disso, o Censo da Educação Superior, em sua última edição, passou a identificar as instituições comunitárias como públicas não-estatais e não mais como instituições privadas.

Para o próximo censo, a novidade é que, de forma inédita, o estudo apontará relatórios específicos das universidades comunitárias, permitindo uma análise profunda e verídica do ensino a partir de indicadores que compreendam a complexidade destas instituições, a exemplo da relação de proximidade com a comunicação por meio de iniciativas e projetos permanentes. Para isso, o Inep está desenvolvendo novos instrumentos de avaliação. Com o objetivo de colaborar e compartilhar o conhecimento, a ACAFE se prontificou a formar um grupo de trabalho junto ao Inep com o objetivo de auxiliar o processo.

 

Imagem
Reitores Acafe recebidos no MEC

Regulamentação das instituições comunitárias é tema de reunião no MEC

Os reitores ACAFE, junto aos representantes do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG), foram recebidos pelo Ministro da Educação, Camilo Santana, e secretários da pasta nesta quinta-feira, 11 de julho. O encontro tratou sobre a criação de um grupo de trabalho com foco na regulamentação das instituições comunitárias, previsto Lei nº 12.881/13. O encontro foi solicitado pelo deputado federal Pedro Uczai e destacou a importância do ensino superior comunitário desenvolvido por instituições de todo o país.

"Um momento muito importante discutindo possibilidades para a perenidade desse sistema que tem apenas uma finalidade: contribuir com o desenvolvimento do país por meio da educação", afirmou Luciane Bisognin Ceretta, presidente da ACAFE.

A reunião debateu os desafios da regulamentação da Lei das Comunitárias no país e resultou no estabelecimento de um grupo de trabalho que irá detalhar as necessidades das instituições em favor da regulamentação.