Reitoras apontam que mulheres são maioria nos cursos de graduação, em Café com Empreendedoras

Reitoras apontam que mulheres são maioria nos cursos de graduação, em Café com Empreendedoras

Foto: Maurício Gemelli

As mulheres são maioria nos cursos de graduação da Universidade Regional de Blumenau (FURB): 56% dos estudantes. A informação foi apresentada pela reitora Marcia Sardá Espindola durante a roda de conversa “Reitoras: mulheres em cargos de liderança” que fez parte da programação do 1º Café com Empreendedoras de Blumenau, evento liderado pelo Núcleo de Mulheres Empreendedoras da AMPE Blumenau.

Segundo Marcia, a convergência entre a formação acadêmica e as necessidades do mercado competitivo é essencial para o sucesso de futuras empreendedoras que hoje estão na Universidade. “Elas buscam, sim, muito essa qualificação e a gente tem convicção que a educação muda a vida da pessoa, muda os rumos. Uma mulher bem formada com certeza faz muita diferença na sua vida e na comunidade onde ela está inserida. Tenho a certeza de que a FURB já mudou muitas vidas”, afirma Marcia.

Realidade semelhante existe na Unifebe, o Centro Universitário de Brusque, instituição que completou 50 anos de existência neste ano, com origens muito parecidas às da FURB. Situada na cidade que é o berço da fiação e tecelagem catarinense, a reitora, Rosemari Glatz, aponta que dois terços dos estudantes da Unifebe são mulheres. Para ela, as mulheres sempre tiveram papel decisivo e empreendedor durante toda a história de Santa Catarina e da região, mas apenas agora que se convenceram de trazer para si todo o seu protagonismo.

“A força empreendedora feminina sempre esteve muito presente, isso sempre fez parte da nossa cultura, embora o nome da mulher não aparecesse, era ela que sempre estava ali presente, comandando os negócios. Família Hering, por exemplo, quantas mulheres há na história desta empresa? Em Brusque, a família Renaux teve mulheres marcantes na sua história; a Buettner começou com uma mulher. Então a força empreendedora feminina sempre foi muito forte, o que acontece é que agora estamos nos expondo um pouco mais, estampando o nosso nome”, considerou a reitora da Unifebe.

A mesa redonda contou ainda com a presença virtual da reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), e presidente da Acafe, Luciane Ceretta. O evento ocorreu no auditório do bloco J, campus 1 da FURB e promoveu momentos de integração com o público e oportunidades de diálogos sobre o protagonismo feminino na economia regional.

No primeiro momento do Café com Empreendedoras de Blumenau, um debate reuniu a professora Marianne Hoeltgebaum, a vereadora Cristiane Loureiro (Podemos) e as convidadas Muriel Mazzi e Fernanda Rosa, com o tema “Conexões Empreendedoras, realidades e perspectivas possíveis entre a Universidade e a Comunidade”.