Reitor visita a presidência da Câmara Municipal

Reitor visita a presidência da Câmara Municipal

Foto: Divulgação - Câmara de Vereadores de Blumenau

O reitor da FURB, professor João Natel Pollonio Machado, visitou a Câmara Municipal de Blumenau e discutiu interesses comuns com o presidente da Casa, vereador Vanderlei Paulo de Oliveira. Entre as questões debatidas está o interesse da Câmara em abrir a transmissão da TV Legislativa, através do espaço aberto na FURB TV. "Queremos estabelecer parcerias com a FURB para divulgar as ações do legislativo, junto à comunidade", disse Oliveira.

 

O presidente da Câmara disse ter interesse em projetos comunitários, que envolvam a Universidade, tal como a Câmara Mirim. O professor João Natel disse que a FURB tem quadros que podem auxiliar as demandas dos vereadores em projetos de extensão. "Podemos construir uma agenda positiva entre o legislativo e a Universidade, no interesse de nossa cidade e da região", disse Natel. 

 

Demandas da Universidade

O professor João Natel solicitou ao presidente da Câmara especial atenção a um projeto que altera a Lei 746/2010, para a criação de cargos na área de Psicologia, Medicina do Trabalho e Segurança no Trabalho, necessários para uma organização com o porte e a complexidade da FURB. Lembrou também que, se possível, a Câmara Municipal solicite à UFSC uma posição sobre a implantação do ensino superior federal em Blumenau. "Proporemos a realização de uma audiência pública para debater a questão, se possível com a participação do Ministério da Educação, UFSC, FURB, Comitê FURB Federal e a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí, para obter mais informações, pois esta questão é importante para a nossa região", disse Vanderlei Oliveira.

 

Financiamento para licenciaturas

O professor João Natel pediu ainda ao vereador o empenho para transferir parte dos recursos do crédito educativo municipal, para o financiamento do estudo de professores da rede pública municipal, que não detêm ainda o diploma de licenciatura, em suas áreas de atuação. "Isto possibilitaria a formação necessária, conforme exige a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, com ganhos significativos para nosso sistema escolar", afirmou Natel.