Quarenta acadêmicos da FURB buscam vagas de intercâmbio pelo Ciência Sem Fronteiras

Quarenta acadêmicos da FURB buscam vagas de intercâmbio pelo Ciência Sem Fronteiras

Foto: Caroline Hoos - Stock Images

A expectativa é grande para os 40 alunos da Universidade Regional de Blumenau (FURB) inscritos na última chamada (dezembro de 2012 a janeiro de 2013) do Ciência Sem Fronteiras, programa do governo federal que distribui bolsas de intercâmbio acadêmico fora do país. A Coordenadoria de Relações Internacionais (CRI) vai homologar, até o dia 13 de fevereiro, as inscrições dos futuros intercambistas.

 
Esta é primeira etapa do processo de seleção do programa. Nela serão analisadas a documentação, o histórico escolar da graduação (a média mínima é oito), se o aluno está regular e se as informações contidas na inscrição estão corretas. Depois, a equipe do próprio Ciência Sem Fronteiras analisará cada inscrição e, finalmente, as universidades pretendidas pelos estudantes analisam os pedidos. Os aprovados iniciam o intercâmbio no segundo semestre de 2013.
 
Portugal é o mais procurado
Segundo dados da CRI, os mais interessados em participar de intercâmbios acadêmicos são os alunos das Engenharias e das áreas da Saúde. Dentre as opções de destino para esta chamada do programa estão Reino Unido, Alemanha, Austrália, Itália, Canadá, Hungria, Noruega, Suécia e o país mais procurado, Portugal, com 60% das inscrições, principalmente devido à igualdade de idiomas.