Projeto de Engenharia Civil da FURB tem patente aceita pelo INPI 

Projeto de Engenharia Civil da FURB tem patente aceita pelo INPI 

Foto: Divulgação do projeto

A Universidade Regional de Blumenau (FURB) teve mais um registro de patente aceito pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Desta vez, a patente foi concedida ao Padiolax, projeto acadêmico criado pelos egressos do curso de Engenharia Civil, Gustavo Mendes da Silva, Gustavo Petri, Letícia Pires e Tainã Lehn Farias e pelo professor Paulo Barral Vieira.

A patente levou o nome de "Padiola dosadora de uso individual", e consiste em substituir a padiola tradicional em canteiros de obra possibilitando a obtenção de dosagem precisa de materiais agregados com o manuseio de apenas uma pessoa e de forma ergonomicamente correta. A estrutura de suporte do recipiente possui regulagem de altura e travamento do balde para que o material seja despejado.

O projeto foi apresentado pela primeira vez na 5ª Feira de Inovação e Empreendedorismo organizada pelo Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da FURB, em 2018, com um protótipo inicial da ideia, em escala reduzida e conquistou o 1° lugar na área de Engenharia Civil e o 4° lugar na classificação geral da Feira.

Esse e outros projetos podem ser consultados na Vitrine Tecnológica. Professores e estudantes da FURB que possuam projetos inovadores podem entrar em contato com a Agência de Inovação Tecnológica (AGIT) para avaliação de patenteabilidade.