Projeto Arte na Escola – Polo FURB realiza formação de professores com arte, música e tecnologia

Projeto Arte na Escola – Polo FURB realiza formação de professores com arte, música e tecnologia

Foto: Arte na Escola – Polo FURB

Em 1993, a FURB estabeleceu uma parceria significativa com o Instituto Arte na Escola de São Paulo, integrando-se à Rede Arte na Escola (RAE) como um Polo. Esta rede está presente em diversas universidades e instituições de ensino e cultura em todas as regiões do Brasil, com o objetivo de promover a formação de professores do ensino básico através de ações educacionais em arte. O Programa Institucional Arte na Escola - Polo FURB busca qualificar processos educacionais em arte, atuando como um agente de transformação e referência no ensino desta disciplina.

O programa é composto por três projetos principais. O primeiro, "Arte e Tecnologia: Construindo Redes Sociais Tecnológicas e Artísticas", visa oferecer formação contínua para professores de educação básica em arte digital, design e metodologias ativas, promovendo o aprendizado por meio da experimentação com arte e tecnologia. A metodologia inclui ensino híbrido, cultura maker, gamificação, curadoria digital, aprendizagem colaborativa, avaliação, tecnologias digitais, educomunicação, programação e robótica, com oficinas realizadas no Espaço de Formação e Experimentação em Tecnologias para Professores (EFEX).

O segundo projeto, "Corpo Sonoro: Teatro e Música na Formação Continuada do Professor-Artista", tem como objetivo qualificar professores e estudantes de graduação em metodologias ativas e especializadas nas artes, com foco em música e teatro. A metodologia envolve o uso do princípio ativo e do jogo como ferramentas didáticas para melhorar a prática pedagógica.

O terceiro projeto, "Educação Estética e Mediação Cultural com Professores de Educação Básica", busca potencializar o ensino das Artes Visuais na formação continuada de professores e inserir ações de extensão para estudantes de graduação e pós-graduação. Sua metodologia contempla grupos de estudo, oficinas, mediação cultural, seminários de relatos de experiências e elaboração de materiais educativos.

As ações do programa são desenvolvidas em parceria com Secretarias Municipais de Educação e Cultura das cidades envolvidas, visando consolidar a formação contínua de professores. Os resultados têm mostrado uma melhoria significativa na qualidade do ensino da arte nas escolas, com a arte sendo reconhecida como uma potência na formação estética, artística e cultural. Este processo reflete as mudanças sociais e as transformações no ensino e na aprendizagem, destacando a importância da qualificação profissional e pessoal dos educadores.

Para mais informações sobre o Programa Institucional Arte na Escola - Polo FURB e seus projetos, assista a matéria completa: