Programa Entra21 forma turmas e realiza mostra de talentos

Programa Entra21 forma turmas e realiza mostra de talentos

Foto: Divulgação

Nesta terça e quarta-feira, dias 25 e 26 de outubro, ocorre a formatura da 17ª edição do Programa Entra21 e a Mostra de Talentos, com os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano.

O Entra21 é um programa de formação e empregabilidade que tem como objetivo formar mão de obra especializada para o setor de tecnologia no Vale do Itajaí, representado pelo Blusoft - Polo de Tecnologia da Informação e Comunicação da Região de Blumenau. Desde 2006, já beneficiou e encaminhou mais de 4.000 jovens para empregos de qualidade. É financiado pelo Governo do Estado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (FAPESC), Prefeitura de Blumenau e empresas de Blumenau e região.

A FURB é responsável por duas turmas em 2022, a primeira apresentou os trabalhos nesta terça, 25, pela manhã e a segunda, apresenta na quarta, 26, às 16 horas. As atividades acontecem no Teatro Carlos, em Blumenau e são gratuitas e abertas à participação da comunidade.  

O professor do Departamento de Sistemas e Computação da FURB e coordenador do Entra21 na Universidade, Marcel Hugo, destaca que a importância do programa pode ser observada tanto do ponto de vista dos estudantes, quanto das empresas. “Para os jovens, o Entra21 traz a oportunidade de experimentar e perceber se esta é mesmo a sua vocação, se tem afinidade com a área de desenvolvimento de sistemas para atuar profissionalmente. Também, para quem já está mercado e tem experiência em outras áreas, o programa permite pivotar a carreira e sair da atividade em que está atuando, para ingressar na área de tecnologia. As empresas estão, no mundo todo, com necessidade de mão de obra qualificada na área de desenvolvimento de software e tecnologia da informação, então, poder contar com um programa de formação como o Entra21, que coloca mais desenvolvedores no mercado, com apoio dos governos estadual e municipal, é muito importante”.

A turma do instrutor Marcos Rogério Cardoso apresentou cinco trabalhos utilizando a linguagem JAVA. O Finance Plus, banco digital que permite ao usuário converter o seu dinheiro em uma criptomoeda de sua preferência, com controle de gastos e entradas de recursos, desenvolvido pelos estudantes Ana Caroline Henschel, Vitor Valmor Possamai Schramm, Nathan Luiz Leite, Beatriz Caroline da Silva, Guilherme Macedo Wenderlich e Matheus Vinícius Peixer. O Vgblu, que busca fazer um melhor atendimento nas áreas azuis de Blumenau, desenvolvido por Leonardo Tonioti, Willi Gabriel Rosá, Guilherme Goedert Hoegen, Edielson da Silva Barbosa e Guilherme Henrique Minuzzo; o E-Rotas, sistema de gestão de rotas e encomendas, com a proposta de "sua encomenda na palma da mão", realizado por Julio Cesar Adão, Bruno Camilo, Yuri Oliveira di Golfeto, Wellington Klinkowski e Lucas Mauerwerk Mendes; o Explore, uma estrutura para empresas que necessitam de controle de produção e estoque independente da organização interna das mesmas, feito pelos estudantes Pedro Evaldo Vicente de Borba, Allan Rodrigo Brick, José Marcos Martins Arrieiro Neto, Daniel Krambeck, Tiago Roberto Melo e Israel Steffens e o Portal do Ensino, um app que permite às pessoas estudarem online, além de pode interagir com professores e grupos de conversação, desenvolvido por Dukenson Deralus, Bruno Sergio dos Santos, John Kennedy Fernandez de Souza, Klever Santos ribeiro, Jaime Franz Junior e Miguel Henrique Bertoldi.

(Acesse aqui as apresentações desta terça, 25)

entra21

Já na quarta-feira, a turma do instrutor Lucas Matheus Westphal, também na linguagem JAVA, apresenta a TechMoves, plataforma web que entrega às transportadoras uma forma fácil de gerir colaboradores, entregas, itens e frota, permitindo aos seus clientes o acompanhamento de suas encomendas, desenvolvido por Felipe Getulio Pereira, Marlon Michael Pereira, Maria Luíza Tomio, Eder Francisco Guber e Gabriela Schirmer. O Cinema21, plataforma de e-commerce focada no mercado cinematográfico com o objetivo de oferecer aos usuários a melhor experiência em cinema, além de ferramentas de gestão de bilheterias, com recursos que permitem a venda de ingressos de forma rápida e prática, projeto dos estudantes André Schmitt, João Ricardo Tasca Puel, Maykon Diego Santos Da Silva, Matheus Dos Santos Sardagna e Riciéri Andrei Dos Santos. O Portal Compras, um portal eletrônico para internet criado pela Tech C Company, que permite realizar procedimentos de pesquisa de produtos/serviços cadastrados contando desde o processo dos orçamentos/licitações até a decisão da compra final, desenvolvido por Murilo Henrique Machado Ribeiro, Samuel Roberto Müller, Willian Di Domenico, Luan Figueredo De Sousa e Nathan César Ramos. O ConnAction,  uma aplicação web que visa estabelecer uma conexão direta entre os usuários cadastrados e organizações que realizam ações sociais, facilitando a interação entre potenciais voluntários e os organizadores, desenvolvido por Ana Letícia dos Reis Pereira, Débora Labes Zavadniak, Geovanne Almeida de Oliveira, Giovani Zanella da Maia e Larissa Ferreira de Souza Legal. O InControl, site para administração de lojas, possibilitando gerenciamento de estoque, funcionários, clientes, vendas e fornecedores, projeto dos estudantes André Felipe Noering, Eduardo Goi Wielens, Júlia de Amaral Montibeler, Cristian Monster e Thais Karoline Bernaski.

Acesse o site e conheça a programação e os trabalhos realizados https://www.entra21.com.br/mostradetalentos2022

A formatura será transmitida ao vivo pelo YouTube do Entra21, nesta terça, 25, a partir das 19 horas.