Programa de pós-graduação da FURB completa 30 anos

Programa de pós-graduação da FURB completa 30 anos

Foto: CMC

Com uma história que começou em 1991, neste ano o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), primeiro stricto sensu da Universidade Regional de Blumenau (FURB), completa 30 anos. Em comemoração ao aniversário, o PPGE programa para o mês de agosto um evento com os profissionais que participaram da Aula Magna em maio de 1991. Estarão presentes profissionais, professores e egressos que fizeram parte da história do PPGE. Eles irão discutir os impactos do PPGE em suas trajetórias profissionais e pessoais.
 
Ao longo dos anos, o PPGE titulou mais de 700 mestres, e em 2018 teve uma de suas maiores conquistas, a aprovação da CAPES e a autorização do Conselho Universitário para a implantação do doutorado strictu sensu na FURB. Até o momento três turmas de doutorandos já foram iniciadas. O PPGE está vinculado ao Departamento de Educação do Centro de Ciências da Educação, Letras e Artes, e com seus 30 anos de existência é o Programa mais antigo da Universidade.

Egressos contam histórias
 
O professor Edson Schroeder é um dos personagens que fez parte da história do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB desde seu início, e desempenhou diversos papéis. Em 1991 fez parte da primeira turma de mestrandos do PPGE, tornou-se professor do Programa em 1993, e hoje atua principalmente como pesquisador e orientador. Ele explica que na época o lançamento do mestrado em Educação na FURB foi uma grande novidade na região, e como já era professor do Departamento de Educação da Universidade e da Rede Municipal de Ensino, decidiu investir na formação.
 
Logo após a finalização do Mestrado, em 1993, Edson tornou-se professor do PPGE e atuou ao longo dos anos nas disciplinas de Seminário de Pesquisa, Oficinas do Pensamento e Teoria e Prática Pedagógica. Além disso, desenvolveu a disciplina "Contribuições da teoria histórico-cultural do desenvolvimento para o Ensino”, que é optativa para o mestrado e doutorado do Programa.
 
Com as maiores demandas da FURB com aulas e projetos de pesquisa, Edson relata que após quatro anos da conclusão do mestrado deixou a rede pública e dedicou-se integralmente à FURB e ao PPGE. Hoje ele atua principalmente como pesquisador do Grupo de Pesquisa em Formação de Professores e Práticas Educativas (GPFORPE) e orientador dos acadêmicos e pesquisadores do PPGE.
 
“Uma pós-graduação stricto sensu sempre tem impactos significativos, tanto na perspectiva pessoal como profissional. Entre eles, a sua revisão dos significados de escola, de conhecimento, de ensino e da aprendizagem. E, claro, isto reflete a maneira como você organiza e materializa a sua atividade de ensino e até como pensa e conduz uma pesquisa em educação”, explica Edson Schroeder sobre o impacto que o mestrado teve em sua carreira.
 
De forma a mensurar alguns desses impactos que o Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB teve na região foi realizada, entre 2019 e 2020, uma pesquisa com os egressos do PPGE para apurar os perfis dos mestres formados e suas trajetórias profissionais na Educação Básica, no Ensino Superior e diversos setores sociais. A análise foi feita a partir dos egressos que passaram pelo programa entre os anos de 2013 e 2018.
 
Segundo a pesquisadora Marcia Selpa, coordenadora deste projeto junto de Cássia Ferri, foi possível identificar que há um número expressivo de estudantes que permanecem no programa através de seus grupos de pesquisa. “A escolha de permanecer no Programa revela, também, a satisfação dos egressos com o trabalho realizado e a permanência nos grupos e linhas de pesquisa é outro forte indicador do compromisso com a pesquisa em educação, demonstrada pela maioria dos egressos”, comenta Marcia.
 
Até dezembro de 2020 já foram titulados pelo PPGE 703 mestres em educação, com pesquisas que contribuem na promoção do desenvolvimento local, regional e nacional. O PPGE contribui, segundo os resultados da pesquisa, para que os egressos tivessem uma melhora no campo profissional, alcançando prestígio profissional, melhor remuneração, além de atender ao desejo da formação continuada dos profissionais da educação da região, tanto em níveis de especialização quanto em nível de Doutorado.
 
“Por isso, é compreensível a inserção do Programa na educação local e sua influência na constituição da forte demanda por parte de profissionais que atuavam, na primeira década de sua existência, mais na Educação Superior e, na segunda década, mais na Educação Básica, em instituições educacionais de Blumenau e municípios vizinhos”, explica Carla Carvalho, atual coordenadora do Programa. “Atualmente nosso objetivo é formar o pesquisador em educação e nesse sentido, agora nossos egressos vêm atuando em diversos contextos de educação formal e não formal, em nossa região e em outros contextos brasileiros”, explica a coordenadora.
 
No ano de 2020 o Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB abriu ainda uma turma Minter em parceria com a Faculdade Santo Agostinho (FACSA), em Ipiaú, no interior da Bahia. Este curso tem como principal objetivo fomentar a pesquisa e a formação de mestres em contextos que se compreende a necessidade da inserção social para a criação de grupos de pesquisa que contribuam para o desenvolvimento regional. “Assim, agimos em prol do impacto do ensino e no desenvolvimento social e humano numa região de fragilidades e carências sociais. Igualmente cumpre um relevante papel na formação de professores mestres pesquisadores que atuam na Educação Básica na região”, explica Carla Carvalho.
 
Em nível internacional o PPGE também procura manter parcerias com diversas instituições para cumprir o papel de internacionalização das pesquisas para a circulação dos conhecimentos produzidos na FURB. A coordenadora do programa conta que nesses 30 anos têm trabalhado um intenso movimento de parceria em pesquisas, publicações internacionais e nacionais e em redes de pesquisas com diversos países latino americanos, e europeus.