Professores da FURB publicam artigo que discute a contribuição da inteligência artificial à educação superior

Professores da FURB publicam artigo que discute a contribuição da inteligência artificial à educação superior

Foto: Pixabay

A contribuição da Inteligência Artificial (IA) para o avanço da educação superior é o tema central de um artigo que os professores Fabrícia Durieux Zucco e Clóvis Reis publicaram recentemente na Revista Observatorio de la Economia Latinoamericana. O estudo apresenta um relato das experiências desenvolvidas no âmbito do curso de Publicidade e Propaganda da FURB, detalhando a incorporação da IA nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O trabalho contou com a participação dos estudantes Giovani Patricio e Paulo Reinert, do Programa de Pós-Graduação em Administração, e Vanessa de Souza, do Curso de Publicidade e Propaganda.

De caráter qualitativo e exploratório, e baseando-se na realização de entrevistas em profundidade, o artigo identifica sete fases distintas na integração da IA ao curso e Publicidade e Propaganda. Tal percurso fomentou a experimentação coletiva, o desenvolvimento de habilidades técnicas e o aprimoramento da consciência social.

Nesse sentido, o estudo pontua desafios e oportunidades desde a perspectiva de estudantes e professores, e destaca a necessidade de equilibrar a introdução de novas tecnologias com o conhecimento tradicional, sublinhando a importância de estabelecer diretrizes claras para evitar resultados inesperados.

Além disso, o artigo analisa os aspectos positivos e negativos da implementação da IA na educação superior. Entre os aspectos positivos, incluem-se a automação de tarefas e a personalização do ensino, enquanto os negativos englobam questões como a exclusão digital e a dependência tecnológica.

O estudo salienta a relevância de adaptar as inovações em IA às particularidades de cada contexto institucional e área de estudo.

No trabalho, os professores Fabrícia Durieux Zucco e Clovis Reis salientam a importância de contextualizar os resultados do estudo: "os achados desta pesquisa refletem um contexto único, fortemente influenciado por aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais intrínsecos ao curso de Publicidade e Propaganda da FURB. É crucial reconhecer que a aplicação desses resultados pode variar significativamente quando transpostos para outras realidades institucionais. Cada universidade possui suas peculiaridades e desafios que exigem abordagens e estratégias própria”.

Os pesquisadores concluem que a pesquisa não apenas lança luz sobre a integração da Inteligência Artificial no contexto específico, mas também abre caminho para futuras investigações tanto no âmbito da FURB quanto de outras universidades.

A publicação do artigo do artigo integraliza uma série de iniciativas institucionais dos professores Fabrícia Durieux Zucco e Clóvis Reis de discussão sobre os impactos da Inteligência Artificial na Educação Superior.  Entre tais ações, incluem-se palestras, oficinas e cursos ministrados, desenvolvimento de produtos multimídia e capacitações com outras instituições.

Para acessar o artigo completo clique aqui:

https://ojs.observatoriolatinoamericano.com/ojs/index.php/olel/article/view/1913