Professores da FURB e egresso de Ciência da Computação publicam artigo em periódico internacional

Professores da FURB e egresso de Ciência da Computação publicam artigo em periódico internacional

Foto: Divulgação

O tema do estudo surgiu de um problema vivenciado no dia a dia pelo então estudante de Ciência da Computação, Leandro Starke. A dificuldade que o estudante levou do trabalho para os estudos, em 2018, tem relação com a efetividade e a vida útil de uma bomba que extrai petróleo e outros fluídos. “O que me motivou a estudar esse tema foi que, na época, eu não vi no mercado nenhuma pesquisa relacionada a este problema, e como resolvê-lo. Sempre tentei buscar resolver processos manuais complexos, através de soluções computacionais”, comenta o egresso.

Depois de explorar o problema no trabalho de conclusão da graduação, Starke continuou pesquisando o assunto na especialização em Data Science, também oferecida pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Na especialização, em 2021, ele usou outra metodologia e obteve resultados diferentes daqueles obtidos no final da graduação.

O resultado de tanto estudo foi a publicação de um artigo no periódico internacional ‘Scientific Reports’, referência em conteúdos científicos no cenário mundial e que integra o portfólio de publicações da Nature.

Tanto na graduação quanto na especialização, o estudo foi coordenado pelo professor do Departamento de Sistemas e Computação da FURB, Aurélio Hoppe, que reconhece o feito e a importância de se aprofundar neste tema: “o Scientific Reports está entre os cinco periódicos mais citados no mundo e o índice de aceitação para publicação é de apenas 8%. Isso demonstra que este estudo tem uma grande relevância”, observa Hoppe. Além disso, a pesquisa teve a colaboração da professora do Departamento de Sistemas e Computação da FURB, Andreza Sartori, e pesquisadores do Centro de Pesquisa Fondazione Bruno Kessle, Instituto Politécnico de Lisboa e Universidade de Salamanca.

“É bem importante ter esse conhecimento para automatizar um processo que está sendo feito de forma manual. Além de otimizar o procedimento, essa automatização entrega um relatório de dados mais completo”, explica Leandro.

O relatório científico completo pode ser acessado na página do Scientific Reports publicado em outubro de 2023.