Professores compartilham experiências e desafios

Professores compartilham experiências e desafios

Foto: CMC

Para valorizar e compartilhar as atividades inovadoras realizadas pelos professores da Universidade Regional de Blumenau (FURB) em meio à pandemia do coronavírus, a Divisão de Políticas Educacionais (DPE) promoveu uma partilha de experiências durante a Semana de Formação Institucional.   
 
“Como professores, temos um grande desafio que é despertar o interesse dos alunos, pois em aulas presenciais já lidamos com o uso de celulares e notebooks, em aulas mediadas por tecnologia é ainda mais difícil cativar a atenção”, explica a professora Larissa Schlögl, do curso de Publicidade e Propaganda da FURB, que participou da Semana de Formação com a apresentação de “Relatos de experiências com metodologias ativas: desafios da docência e inovação em sala de aula”.  
 
Como forma de superar este desafio intensificado pela pandemia, a professora Larissa aplicou a metodologia ativa do Problem Based Learning, ou Aprendizagem Baseada em Problemas, onde os estudantes tornam-se protagonistas. De acordo com ela, o objetivo é “não entregar o conteúdo pronto”.  
 
Na prática, a metodologia propõe que a partir de um texto, de um problema a ser resolvido e questionado, os estudantes sigam as etapas de identificação do problema a fim de gerar hipóteses e identificar deficiências, realizem estudo autodirigido, em que buscarão novas informações e definirão estratégias, e o retorno ao processo, onde irão aplicar os novos conhecimentos e farão uma síntese do aprendizado. 
 
Outra das experiências compartilhadas com os docentes e servidores da FURB foi “O uso de Storytelling como ferramenta didática no curso de Direito”, uma prática desenvolvida pela professora Eliana Pacheco Morastoni na disciplina “Oficina de Pesquisa I”, no segundo semestre de 2020.  
 
A partir do Storytelling, que tem como princípio contar uma história, a professora Eliana se apropriou da ferramenta para usar histórias no ensino aprendizagem, de forma a partir do todo para a parte, engajar, contextualizar, internalizar e fazer com que os alunos refletissem sobre as dinâmicas.  
 
O objetivo da nova metodologia foi colocar o aluno como protagonista de seu próprio aprendizado, pois como comenta Eliana, “o professor não dá mais conta de uma sala de aula com apenas quadro e giz”. A metodologia do Storytelling utilizada nessa disciplina durante o semestre foi pensada e desenvolvida em cinco etapas, leitura da obra proposta, categorização, representação, socialização e fechamento. 
 
A professora Eliana destaca principalmente as etapas de representação e fechamento. Na primeira, cada grupo de estudantes contou a sua história no formato de “história em quadrinho” através do uso da ferramenta “StoryboardThat”. Já na etapa de fechamento, cada estudante redigiu uma redação estabelecendo a relação em referência cruzada entre a obra e uma reportagem proposta pela professora.  
 
Após o fim do semestre, a avaliação dos estudantes sobre essa nova metodologia foi muito positiva. Segundo o feedback dado pelos alunos, o Storytelling, como uma nova metodologia para a sala de aula, despertou a curiosidade e o interesse, e estimulou a realização das atividades.  
 
“Considero o momento desafiador, mas importantíssimo de compartilhamento de experiências didático pedagógicas”, comenta a professora Eliana. Ela acredita que a partir desse compartilhamento possa motivar outros professores a inovarem suas práticas na perspectiva de uma aprendizagem cada vez mais ativa.  
 
Do presencial para o online e Onlife 
 
Em 2020, professores e estudantes precisaram se adaptar e aprender a utilizar as mais diversas ferramentas tecnológicas para continuar com as atividades de ensino aprendizagem de forma remota. Além de migrar para as plataformas digitais, na FURB os professores e estudantes agora têm outro desafio, o de adaptar-se ao novo modelo Onlife, em que os professores ministram suas aulas da Universidade e atendem tanto aos alunos que optarem pelo acompanhamento presencial quanto aos que optarem pelo remoto.  
 
Com novos equipamentos em sala de aula, os professores dão aulas ao vivo para os estudantes na modalidade remota e para os que estão presencialmente na Universidade. É sobre as primeiras experiências nesta modalidade que os professores Vinicyus Rodolfo Wiggers e Fábio Luis Perez compartilharam  suas práticas. Na apresentação “Experiências de aulas no modelo Onlife: o caso das Engenharias” os professores falaram sobre suas vivências de aulas por streaming do segundo semestre de 2020.  
 
Conforme explica o professor Vinicyus, “para as minhas disciplinas o uso do quadro com giz é importante para a resolução de exercícios, e o fato de estarmos na sala de aula, mesmo que sozinhos, torna a aula mais próxima daquilo que o aluno está acostumado e a interação professor-alunos aumenta”. Na apresentação os professores abordaram dicas simples de como utilizar e configurar os aparelhos, além de como utilizar os dispositivos eletrônicos suplementares caso haja algum imprevisto durante as aulas. 
 
Na visão de Vinicyus, docente na FURB desde 2011, o compartilhamento das experiências é fundamental para que outros professores evitem passar pelas mesmas dificuldades. “No meu entendimento, o maior impacto (da pandemia na educação) foi a necessidade de continuar a ensinar a partir de um ambiente que não estamos acostumados. Todos tivemos que nos adaptar e penso que muitas das mudanças são irreversíveis”, comenta o professor.  
 
Sobre essas mudanças potencializadas com a pandemia, Eliana Morastoni afirma que o que levará de experiência é a possibilidade efetiva e concreta de mudança de paradigma trazida por uma pandemia que abalou o mundo. “Foi e está sendo um momento de profundas mudanças no campo da educação em todos os níveis, o que marcará este século com profundas, significativas e necessárias transformações na educação superior", destaca a professora. 
 
O professor Vinicyus observa que o foco principal não deve ser somente sobre a aula ser presencial ou remota e sim a qualidade da aula.  “Esse novo modelo de aula, torna a Universidade acessível a alunos distantes fisicamente e isso traz um enorme potencial para a FURB. Enfim, temos que continuar a avançar e aprimorar o modelo Onlife”, considera. 
 
De acordo com Cyntia Bailer, chefe da Divisão de Políticas Educacionais da PROEN, o objetivo da ação é “valorizar o ouro que temos na FURB. Penso que ser professor é adaptar-se continuamente às necessidades dos nossos estudantes, é um constituir-se contínuo. E como buscamos sempre o melhor para nossos estudantes, a reflexão tem de ser contínua. Precisamos, com base em evidências, avaliar o que está dando certo, o que não está dando tão certo, com as vozes de nossos estudantes e colocar mudanças em prática, tendo o estudante como centro do processo, ativo na construção de seus conhecimentos”, afirma a professora.  
 
Os professores que participaram das sessões foram selecionados a partir das suas práticas inovadoras, identificadas pelas assessoras pedagógicas da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, Ensino Médio e Profissionalizante da FURB (PROEN) e pelos professores do Programa de Formação Continuada em Metodologias Ativas. 
 
A prática de compartilhar as experiências de sucesso dos professores da FURB durante a pandemia nasceu ainda em 2020, quando a professora Cyntia Bailer convidou alguns professores para participarem de 4 sessões de roda de conversa, onde contaram sobre suas práticas e atividades desenvolvidas até o momento com outros docentes. Nesta edição foram realizadas 7 sessões de compartilhamento de experiências com a participação de 15 professores.