Professoras e egressas participam de evento nacional

Professoras e egressas participam de evento nacional

Foto: CMC

Nesta quarta-feira, dia 20 de abril, começa a 21° edição do Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEjor). O evento acontece nos dias 20, 21 e 22 de abril, e é sediado na Universidade Federal do Piauí (UFPI), de forma híbrida (presencial ou online). 
 
Antigamente chamado de Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, o ENEjor, é organizado pela Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ), que busca reunir docentes e discentes da área para refletir, trocar experiências e apresentar resultados de pesquisas sobre o ensino e a extensão na formação do jornalista. 
 
Das 31 Universidades brasileiras que participarão do ENEjor, o curso de jornalismo da FURB está entre as quatro com maior número de trabalhos aprovados para apresentação.  
Mayara Korte e Ingrid Leonel são egressas do curso e transformaram os seus Trabalhos de Conclusão de Curso, em artigos para serem apresentados.  
 
Mayara vai apresentar sobre a Deontologia jornalística, a partir de uma análise das diretrizes internacionais do webjornalismo. Já Ingrid, vai expor seu artigo sobre a cobertura do Círio de Nazaré na perspectiva dos fotojornalistas que cobriram o evento. 
 
As professoras Magali Moser, Clarissa Josgrilberg e Anamaria Teles também vão apresentar trabalhos aprovados, que foram feitos em 2021. 
 
A professora Magali Moser apresenta um relato de experiência sobre o aniversário de 50 anos do Jornal de Santa Catarina, ocasião que proporcionou um momento de reflexão e discussão sobre o jornalismo profissional em Blumenau, numa interação entre professores, estudantes, profissionais e a comunidade em geral. 
 
Já a professora Clarissa Josgrilberg vai apresentar um relato sobre a experiência como docente que envolveu a elaboração de produtos desenvolvidos em comemoração ao primeiro ano de atividades do Centro de Inovação Blumenau (CIB). Ela discute a interdisciplinaridade e traz reflexões a partir da experiência e dos relatos dos alunos que vivenciaram a atividade. 
 
A professora Anamaria Teles vai apresentar a sua experiência como docente das disciplinas de Fotografia para o curso de Jornalismo, em especial na primeira fase do curso. Ela desenvolveu uma estratégia pedagógica, chamada de decupagem da câmera fotográfica. Anamaria apresenta a proposta da decupagem do aparelho, o espaço de trabalho e o desafio das aulas remotas devido a pandemia.