Professora participa de conferência internacional de educação matemática
Por Jornalismo FURB [05/07/2022] [14 h26]
Janaína Poffo Possamai, professora do departamento de Matemática da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e sua orientadora de pós-doutorado, professora Norma Suely Gomes Allevato, da Universidade Cruzeiro do Sul foram convidadas a participar de conferência internacional sobre educação matemática, a 45th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, que ocorre de 18 a 23 de julho, em Alicante, Espanha.
Elas vão participar de um fórum de pesquisa coordenado por Jinfa Cai, pesquisador da Universidade de Delaware (EUA); Boris Koichu, do Instituto Weizmann de Ciência (Israel); Chunlian Jiang , da Universidade de Macau (China); Benjamin Rott, da Universidade de Colônia (Alemanha)e Rina Zazkis, da Universidade de Simon Fraser (Canadá).
As professoras foram convidadas para compartilhar a experiência de ensino da matemática baseada na proposição de problemas. Janaína é professora da graduação em Matemática e de outros cursos na graduação e, também, do Programa de Pós-Graduação Ensino de Ciências Naturais e Matemática, nos quais utiliza a proposição e resolução de problemas com os estudantes. Ela explica que a metodologia já era citada por Einstein e Infeld (1938), que já retratavam que a proposição de problemas marca o verdadeiro avanço na Ciência, afirmando que “a proposição de um problema é muitas vezes mais essencial do que sua solução, que pode ser apenas uma questão de habilidade matemática ou experimental”. (EINSTEIN; INFELD, 1938, p. 95, tradução nossa).
O resultado da conferência será publicado em periódico internacional, destacando a Universidade Regional de Blumenau entre os grandes centros de pesquisa do ensino da matemática. “Estamos muito honradas com o convite e ansiosas pela conferência”, diz Janaína.
Sobre a proposição de problemas, ela avalia que a metodologia tem como principal diferencial o protagonismo do estudante e que permite desenvolver outras habilidades, ampliando a resolução de problemas.
Abaixo, exemplos de problemas propostos em sala de aula na FURB:
Os problemas foram criados a partir da imagem de um parque de diversões.
![matematica](/sites/default/files/inline-images/imagemparquediversao.png)
A) Ao visitar um parque de diversões, um visitante optou pela aquisição de um ingresso simples que permite fazer uso de quatro atrações diferentes. Considerando que o parque dispõe de 10 tipos de brinquedo e que o visitante fará uso das quatro atrações propostas no ingresso, investigue de quantos modos distintos essa pessoa poderá utilizar seu ingresso durante essa visita.
B) Felipe irá com a sua família para um parque de diversões no final de semana. Ele dispõe de RS83,00 para usufruir durante o dia. Cada brinquedo custa R$27,00 para ser utilizado. Quantas atrações ele pode visitar no máximo? Quantas são as possíveis maneiras de utilizar os brinquedos com essa quantia em reais?
C) O trem fantasma possui 2 carrinhos que levam 4 pessoas por vez. Cada carrinho leva 5 minutos para completar o percurso da atração. Considerando que há 7 crianças na fila, quanto tempo a última criança deverá aguardar para chegar sua vez?
D) Suponhamos que o Parque esteja lotado e que a fila demore cerca de: 45 minutos na Roda Gigante, no Carrossel 30 minutos, e no Trem Fantasma 20 minutos. O horário de funcionamento do Parque é das 10:00 horas às 17:00 horas. Sabendo-se que se teria 40 minutos para o lanche, calcule:
a) Quantas horas uma pessoa levaria para andar nos 3 brinquedos do Parque?
b) Quantas vezes a pessoa poderá andar nos 3 brinquedos, sabendo-se que utilizará os 40 minutos para o lanche?
c) Qual o tempo de funcionamento no parque?