Professor da FURB participa de debate sobre 50 anos do Golpe Militar

Professor da FURB participa de debate sobre 50 anos do Golpe Militar

Foto: Divulgação

O professor do curso de Direito da FURB, Nildo Inácio, participou nesta semana de um evento em Criciúma para debater os 50 anos do Golpe Militar.

 

Convidado pela UNESC e pelo Coletivo Memória e Verdade João Batista Rita, Nildo Inácio falou sobre a relação entre Governo Militar e sistemas de justiça, ou, mais genericamente, sobre o tema Direito e Ditadura. “Na minha percepção o evento foi bastante produtivo no sentido de se colocar mais um tijolo nesta grande obra de construção coletiva da memória política do Brasil, bem como, no sentido de implementação e efetivação da democracia e dos direitos humanos”, disse o professor.

 

Entre os participantes do evento estavam o filho do ex-presidente João Goulart, filósofo João Vicente Goulart.

 

 

Envolvimento

O professor Nildo Inácio foi escolhido para participar do evento por conta de seu envolvimento com o tema. Nos últimos três anos, ele vem se dedicando na investigação do tema Direito e Ditadura, tendo inclusive, defendido a dissertação de mestrado Anistia à Brasileira: análise dos discursos dos juristas vinculados ao Regime Militar pós-1964.

 

Ele foi o coordenador de audiência pública sobre violação dos direitos humanos durante o governo militar, em novembro, na FURB

 

Ele também é coordenador do Convênio de Cooperação Técnica entre a Comissão Nacional da Verdade (CNV) e a Universidade Regional de Blumenau (FURB) para a investigação de violações de Direitos Humanos ocorridas no período da Ditadura Militar no Vale do Itajaí.