Prefeitura de Indaial cede terreno para Projeto Bugio

Prefeitura de Indaial cede terreno para Projeto Bugio

Foto: Gustavo Henrique Pereira Gonçalves- Divulgação

A Câmara de Vereadores de Indaial aprovou projeto de lei de autoria do Executivo, que autoriza a cessão de parte ideal do bem público municipal para a Universidade Regional de Blumenau (FURB). O espaço servirá para adequação e ampliação da estrutura física do Projeto Bugio e Centro de Pesquisas Biológicas de Indaial, que será usado em parceria pela FURB.

A professora Zelinda Maria Braga Hirano, coordenadora do Projeto, comemorou a aprovação da lei pela Câmara. “O Projeto Bugio é o projeto mais antigo da Universidade. Este ano completou 23 anos de existência. Agora, com este terreno, poderemos implantar o Campus Bugio”, disse. Neste Campus, a ideia, segundo ela, é construir de fato um espaço adequado ao atendimento dos animais. Ali, a proposta é erguer um hospital-escola, cativeiros e um auditório de educação ambiental.
 
O local fica na Rua Ribeirão das Pedras, conhecido como Parque Municipal Ribeirão das Pedras. O espaço cedido compreende uma área de 83.625,00 metros quadrados. Em fevereiro deste ano, o reitor da FURB, João Natel, conheceu a atual estrutura da sede do Projeto Bugio e também o terreno objeto de conversa.
 
Em março, a segunda visita à cidade de Indaial, foi para conversar com o prefeito Sérgio Almir dos Santos. Na ocasião foi discutida a possibilidade da cessão do terreno para ampliação do espaço físico do projeto.
 
Pelo termo de cessão, a FURB terá a responsabilidade de fazer o levantamento topográfico e planialtimétrico de toda a área do Parque Municipal Ribeirão das Pedras, devendo entregar este trabalho à cedente em até 90 dias após a assinatura do presente termo. O prazo de vigência do termo de cessão é de 20 anos.
 
Projeto Bugio
O Projeto Bugio tem como foco a preservação dos bugios-ruivos, Alouatta clamitans. Atualmente, a sede do Centro de Pesquisas Biológicas possui 40 animais.
 
O Centro de Pesquisas Biológicas de Indaial - CEPESBI e Observatório de Primatas do Morro Geisler foram criados pela Lei Municipal nº 2.099, em março de 1992. O centro é mantido por meio de um convênio entre a Prefeitura Municipal de Indaial e a Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB.
 
Muitos animais encaminhados para o local são vítimas de atropelamentos e choque elétricos. O espaço é destino para animais trazidos pelo Ibama ou pela Polícia Ambiental, além de apreensões em cativeiros ilegais. No ambiente, são realizados trabalhos de reabilitação, estudos de enfermidades e comportamentais, além do acompanhamento de filhotes.
 
Entre os objetivos do projeto estão sensibilizar a comunidade regional quanto à importância da conservação desta espécie de primata; e capacitar estudantes e profissionais interessados em desenvolverem estudos na área de primatologia, biologia e medicina da conservação.