Pós-Graduação em Ciências Contábeis da FURB tem dois projetos aprovados no CNPq

Pós-Graduação em Ciências Contábeis da FURB tem dois projetos aprovados no CNPq

Foto: Divulgação

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da FURB teve dois projetos aprovados na chamada 43/2013 CNPq – Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas.
 
Um deles é do professor Doutor Carlos Eduardo Facin Lavarda e tem como tema o Processo de mudança de sistemas de controle gerencial sob a perspectiva das contradições institucionais e da práxis humana. O segundo projeto é do professor coordenador Doutor Tarcísio Pedro da Silva e do pesquisador Nelson Hein e tem como tema a Análise do nível de educação financeira dos estudantes de nível médio na rede pública de ensino
 
O objetivo do primeiro estudo é identificar como as contradições institucionais e as práxis impulsionam o processo de mudança do controle gerencial nas organizações. A perspectiva descrita por Seo e Creed (2002) pautada nas contradições e práxis, permite explicar quando, como e porque os agentes podem vir a contestar e, posteriormente, efetuar mudanças institucionais em suas crenças, sistemas e controles, aceitando outras formas de fazer. A pesquisa pretende, ao aprofundar-se no estudo das contradições institucionais e da práxis humana, contribuir para o melhor entendimento dos processos de mudança de sistemas de controle gerencial nas organizações no contexto da construção social da realidade.
 

A segunda propista visa a estudar como a utilização adequada dos recursos econômicos pessoais contribui para que o planejamento financeiro do indivíduo de forma que esclareça ao estudante a distinção da aplicação financeira necessária e a supérflua, o que permite um consumo dos recursos condizentes com as necessidades educacionais e de trabalho. Este projeto apresenta como principal objetivo analisar o nível de educação financeira dos estudantes de nível médio na rede pública de ensino. O projeto pretende atender mais de sete mil estudantes da rede pública de ensino, com palestras e cursos de formação inicial em gestão de finanças, com a utilização da educação financeira.