Pós em Jornalismo Digital foca em inovação e mercado

Pós em Jornalismo Digital foca em inovação e mercado

Foto: CMC

As principais ferramentas tecnológicas do mercado para a Comunicação e os conhecimentos fundamentais para quem quer empreender na área são dois dos principais pilares do curso de pós-graduação “Jornalismo Digital e Mercados Inovadores da Comunicação”.
 
O curso, criado pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e ofertado em parceria com a Fundação Fritz Müller (FFM), foi aprovado no final de 2020 e está com as inscrições abertas. O início das aulas está agendado para 04 de junho.
 
Voltado para profissionais de todas as áreas relacionadas com a Comunicação e para quem tem interesse em se especializar no assunto, o curso conta com referências internacionais da área, como Ramón Salaverría e João Canavilhas, e de renome nacional, como João Wainer, Humberto Trezzi, Saul Bekin, entre outros. As aulas serão transmitas ao vivo para estudantes matriculados de qualquer parte do país, com a possibilidade de interação com os professores durante as aulas, que também são gravadas para consultas futuras.
 
SEO, usabilidade, Mobile Journalism: temas atuais no foco da formação
 
O curso busca atender às demandas mais urgentes do mercado da Comunicação. Dividida em dois módulos e com 21 disciplinas no total, a formação foca em macro temas “Jornalismo Digital e Produção de Conteúdo” e “Inovação e Gestão de Negócios Comunicacionais”. Além disso, o aluno que desejar empreender na área poderá ter mentoria de um dos professores do curso adquirindo um módulo à parte.
 
No primeiro módulo serão trabalhados conhecimentos sobre a produção de conteúdos em áudio e vídeo, de jornalismo de dados, infografia e visualização de dados, usabilidade e UX writing, Mobile Journalism, webjornalismo com imersão, jornalismo investigativo e em áreas de conflito, storytelling, webdocumentário, entre outros temas atuais na geração de conteúdos para plataformas multimídia.
 
Em paralelo aos conhecimentos ligados à área de conteúdo e jornalismo digital, os alunos aprenderão sobre aspectos decisivos para quem quer empreender na era digital. Com o segundo módulo do curso, os estudantes vão ter aulas sobre endomarketing, assessoria de comunicação e redes sociais, SEO, métricas e dados para a gestão de negócios no jornalismo, ecossistemas de inovação, entre outros temas relacionados.
 
As aulas de  “Jornalismo Digital e Mercados Inovadores da Comunicação”  estão previstas para começar no dia 4 de junho de 2021 e terminar no dia 18 de junho de 2022. Os encontros ocorrerão sempre às sextas-feiras, das 18h até as 22h, e nos sábados, das 8h às 12h e das 14h às 18h, com periodicidade quinzenal. Os alunos que não puderem participar das aulas transmitidas ao vivo poderão acessar os conteúdos e interagir com os professores quando desejarem através do ambiente próprio de aprendizagem da Universidade de Blumenau.
 
A FURB FM veicula esta semana podcasts sobre o curso e os conhecimentos que ela atualiza e sobre a importância destes para o mercado da Comunicação.