Policlínica Lindolf Bell implanta sistema de prontuário eletrônico desenvolvido na FURB

Policlínica Lindolf Bell implanta sistema de prontuário eletrônico desenvolvido na FURB

Foto: Divulgação

A Farmácia Básica da Policlínica Lindolf Bell, na Rua 2 de Setembro, em Blumenau, começa a utilizar a partir desta terça-feira (5/2) o PRONTO, sistema de prontuário eletrônico criado pelo Laboratório de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia (LDTT) da FURB em parceria com a Prefeitura Municipal. Operando desde maio do ano passado como um piloto na Unidade de Saúde Lothar Franz, o PRONTO deve ser implantado em toda a rede municipal de Saúde durante os próximos dois anos. A ferramenta vai reunir os dados dos usuários em um único cadastro, acessível a todos os profissionais do setor, permitindo avaliações muito mais ágeis e melhor fundamentadas.

 
O PRONTO proporcionará, em tempo real, uma visão completa da Saúde pública em Blumenau, reduzindo gastos e otimizando recursos. Remédios que faltam em uma unidade e expiram o prazo de validade em outra, exames e consultas repetidas sem necessidade, extravio de prontuários em papel, vagas de hospital preenchidas sem considerar a gravidade de cada caso: estes são alguns dos problemas que o novo sistema de prontuário eletrônico pretende atacar.
 
Recadastramento
Um dos passos fundamentais para a implantação do PRONTO será recadastrar os cidadãos que utilizam o SUS em Blumenau. Por isso, a Prefeitura Municipal está solicitando que os usuários da Farmácia Básica tragam, a partir desta terça-feira, além da prescrição médica, carteira de identidade, comprovante de residência e a Carteira Nacional do SUS. O horário de funcionamento da Policlínica Lindolf Bell, que faz cerca de 22 mil atendimentos por mês, é das 7h às 19h.
 
Inovação
Criado em 2008, o Laboratório de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia conta com 13 professores e 14 bolsistas da FURB, e tem como objetivo captar recursos para desenvolver soluções tecnológicas inovadoras para empresas do setor público e privado. Entre os projetos já realizados está o Aruana, ferramenta de gestão pecuária que rastreia rebanhos de gado. “O LDTT permite que os alunos aprendam e que os professores sejam desafiados”, resume o coordenador do laboratório, professor Mauro Marcelo Mattos.
 
Benefícios diretos com o sistema PRONTO
  • Unificação dos processos no setor público de Saúde
  • Acesso instantâneo ao prontuário do paciente
  • Acesso à informação de qualquer unidade de Saúde da cidade
  • Uso simultâneo pelos profissionais da rede
  • Redução significativa de uso de espaço com papeis
  • Maior confiabilidade e segurança das informações
  • Armazena de forma segura o histórico do usuário