Plataforma trará mapa do ecossistema de inovação em SC

Plataforma trará mapa do ecossistema de inovação em SC

Foto: Gregory Martins

A FURB recebeu nesta segunda, 14 de março, a apresentação de Mapeamento do Ecossistema de Inovação de Santa Catarina, com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado, Luciano Buligon. O mapeamento será feito pelas instituições da ACAFE.
 
O assessor de relações institucionais da ACAFE, Adriano Rodrigues, apresentou a proposta de trabalho, cujo resultado será a iCatarina, plataforma que vai reunir informações como entidades, startups, empresas voltadas para tecnologia e infraestrutura tecnológica, além de grupos de pesquisa, cursos universitários e especialistas disponíveis em cada município. As informações serão disponibilizadas de forma gratuita ao público.  
 
O evento contou com a presença da vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina Soar e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo da cidade, Sylvio Zimmermann Neto, além de empresários, professores, técnicos e imprensa.
 
Buligon aproveitou a ocasião e apresentou os três pilares da transformação em Santa Catarina, com dados. Ele citou o crescimento de 63% nos últimos cinco anos e destacou o setor de tecnologia, que já responde por 6% do PIB catarinense. SC é o terceiro estado mais tecnológico do país, com 15 centros de inovação espalhados pelo estado. O secretário também destacou os R$ 455 milhões investidos no Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (UNIEDU) em 2022, 39% a mais do que o valor investido em 2021. “Pela primeira vez, Santa Catarina cumpre a lei que determina o repasse de 5% do orçamento da Secretaria de Estado da Educação para a assistência financeira estudantil no ensino superior, por meio do UNIEDU.
 
A apresentação do mapeamento do ecossistema de inovação de Santa Catarina foi realizada no Centro de Inovação Blumenau (CIB).