Plataforma para troca de livros vence categoria Jovem Inventor

Plataforma para troca de livros vence categoria Jovem Inventor

Foto: CMC

A 2ª Feira de Inovação e Empreendedorismo de Blumenau revelou os vencedores na categoria Jovem Inventor, direcionada aos alunos de ensino fundamental e alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas de Blumenau. O projeto Book Match : dê um match no seu conhecimento, dos estudantes do Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires, Luiz Gustavo Back, Sofia Kollmann e Julia Rossa conquistou o primeiro lugar e recebeu o prêmio de R$ 1.500,00.
 
O Book Match é um sebo virtual, uma plataforma que conecta leitores interessados em doar, comprar ou vender livros didáticos e literários usados. A ideia surgiu da demanda dos próprios estudantes, “eles são leitores assíduos e as idas e vindas ao sebo para a aquisição de livros deu origem ao projeto”, conta o professor orientador do trabalho, 3º Sargento Fernando Silva.
 
“Agradecemos o total apoio do Colégio e acreditamos ter criado algo sustentável e ágil, para que todos os estudantes venham a ter acesso ao conhecimento, ao livro”, comenta Luiz Gustavo Back. A estudante Sofia Kollmann diz que a participação no evento “foi muito emocionante, uma experiência muito diferente de tudo que a gente já viveu”.
 
“Nossa intenção é trazer para a plataforma livros didáticos e de literatura com valor acessível para doar, comprar ou fazer a troca com outras pessoas da região ou do Brasil inteiro, com a possibilidade de interação entre os usuários e de avaliação dos mesmos em relação aos conteúdos postados, como resenhas”, explica Julia Rossa.  
 
O diretor do Colégio Militar de Blumenau, Major Márcio Ricardo acredita que a Feira é uma excelente iniciativa para dar oportunidade aos jovens talentos da cidade, “é um importante espaço para que possam apresentar seus trabalhos, suas ideias, para uma comissão avaliadora e para o público que circulou pela Feira. Assim, puderam apresentar o projeto à comunidade”, observa o diretor.
 
O coordenador da Agência de Inovação Tecnológica (AGIT) da Universidade de Blumenau, professor Vinicyus Wiggers, considera boa a adesão das escolas à Feira e destaca que, no próximo ano, ela será ainda maior. “Estamos com 10 escolas participando desta edição, ainda marcada pela pandemia e que teve um prazo curto para inscrição de trabalhos. Ano que vem ela será maior, com certeza”. Ele avalia os trabalhos como interessantes e de ideias com enorme potencial, “à medida que a Feira avança, os projetos também ganham maturidade e com a próxima edição já confirmada, os estudantes podem, desde já, começar a desenvolver ideias”, afirma.
 
Moris Kohl, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina participa da 2ª Feira de Inovação e Empreendedorismo de Blumenau representando o governo do Estado. Presente à apresentação e premiação da categoria Jovem Inventor, ele destaca que a Feira é uma oportunidade de futuro aos jovens e a toda sociedade. “Parabéns aos envolvidos, feliz em participar desta edição representando o governo do Estado nesta feira que já é destaque e modelo em Santa Catarina e que tende a gerar bons frutos a todos os envolvidos, direta ou indiretamente”.
 
Os projetos da 2ª Feira de Inovação e Empreendedorismo de Blumenau estão expostos virtualmente no Instagram da AGIT, em @agitfurb e, também, no Centro de Inovação Blumenau. A premiação da categoria Universitária ocorre nesta quinta-feira, 11 de novembro, a partir das 18 horas no CIB. A participação é aberta e gratuita e segue os protocolos sanitários vigentes. 
 
#ValorizeSuaUniversidadeLocal