Plano Diretor de Ascurra envolve comunidade

Plano Diretor de Ascurra envolve comunidade

Foto: CMC/Raquel Tamara Bauer

O município de Ascurra firmou uma parceria com a Universidade Regional de Blumenau (FURB) para desenvolvimento de um Plano Diretor para a cidade. Com objetivo de ordenar e planejar o crescimento de Ascurra no futuro, o Plano Diretor é composto por um conjunto de leis que irão disciplinar e definir os critérios de como a cidade poderá crescer. Os trabalhos já iniciaram no mês de abril, e seguem até o final de 2021.
 
Localizada no Vale Europeu, uma região turística, Ascurra pretende agora renovar o seu Plano Diretor para crescer e se desenvolver nos próximos anos. “O Plano Diretor vem em um momento onde nós estamos planejando a cidade a médio e longo prazo. Mas para isso nós precisamos ter responsabilidade nas tomadas de decisão, para garantir que nós tenhamos uma cidade boa para se viver, trabalhar e empreender", afirma o prefeito do município, Arão Josino da Silva.
 
Desenvolvido através do Instituto FURB e do Núcleo de Estudos Urbanos e Regionais (NEUR), as atividades e tomadas de decisão sobre o plano serão feitas de forma participativa. “O Plano Diretor deve ser sempre participativo, a gente tem que envolver a comunidade”, explica Carla Cíntia Back, coordenadora do NEUR.
 
Para garantir isso, o Núcleo Gestor das atividades é formado pela equipe do executivo e legislativo do município, mas também por representantes da comunidade. Todas as reuniões, oficinas e audiências programadas são públicas. Além disso, nos canais oficiais da prefeitura, como o site, estão disponíveis todas as produções referentes ao Plano Diretor, e um questionário para que a população dê sua opinião.
 
“Essa participação contribui pois quando o Plano precisa ser aprovado no conselho da cidade ou na Câmara de Vereadores eles já estão participando com a gente. Além de ter transparência, faz com que todos tenham conhecimento de todas as ações e processos que a gente faz”, conta a coordenadora do NEUR.
 
“A comunidade tem que dizer pra onde a cidade precisa crescer, ela tem que dizer quais são os seus anseios e vontades. Então a gente tem motivado muito, mobilizado a sociedade civil, nossos moradores e empreendedores, para que estejam conosco nessas tomadas de decisão, que realmente seja uma construção coletiva”, afirma Arão Josino da Silva.
 
A reportagem completa está no canal da FURB TV no YouTube.