Pesquisas e debates sobre crianças em distintos contextos e tempos em pauta na FURB

Pesquisas e debates sobre crianças em distintos contextos e tempos em pauta na FURB

Foto: Divulgação

O III Ciclo Internacional de História e Infância e IX Seminário do Núcleo de Estudos Interdisciplinar da Criança e do Adolescente (NEICA/FURB), vinculado ao curso de História da Universidade de Blumenau e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da FURB, com o apoio do GT de História da Infância e Juventude, da Associação Nacional de História em Santa Catarina (ANPUH-SC), ocorre nesta quinta e sexta-feira, 13 e 14 de outubro, de modo online e gratuito.

Na programação, conferências internacionais com professores da Universidade de Coimbra e Universidade do Minho, de Portugal, discutindo assuntos como “o abandono de crianças em Portugal (séculos XVI ao XIX), da tolerância à criminalização”, abordado pela professora Maria Antónia Lopes (Universidade de Coimbra) na abertura do evento; e “Educação Literária e formação de leitores: estratégias de atuação”, com o professor Fernando José Fraga de Azevedo (Universidade do Minho), agendada para amanhã, dia 14, às 10 horas.  

Nesta quinta-feira, a partir das 18h30, os assuntos em discussão são “Infância e Inquisição Portuguesa na Época Moderna”, com o professor Alex Silva Monteiro, da rede pública do Rio de Janeiro e Maricá, RJ; e “A criança na Amazônia Colonial: a educação do cotidiano”, com a professora Jane Elisa Otomar Buecke, da Universidade Federal do Pará (UFPA).  

Uma roda de conversa conduzida pela professora Camila Serafim Daminelli, da Universidade de Extremo Sul Catarinense (UNESC) também está na programação para a divulgação de livros do GT História da Infância e Juventude.

Na sexta-feira, além da conferência com o professor Fernando José Fraga de Azevedo, a professora da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Magda Sarat, fala sobre “História da(s) Infância(s) e da Educação Infantil: diálogos destas fronteiras”.  

III Ciclo Internacional de História e Infâncias e o IX Seminário do NEICA visam divulgar as pesquisas e os debates atuais sobre as crianças em distintos contextos e tempos. A pluralidade de questões e abordagens sobre as infâncias na historiografia evidenciam a riqueza desse objeto e a necessidade de atentar para o caleidoscópio de realidades desse grupo. O reconhecimento e a valorização das crianças na História contribuem para ampliar sua visibilidade na sociedade atual.

As professoras da FURB, Adriana Fischer e Juliana de Mello Moraes, junto com a professora Camila Serafim Daminelli (UNESC), foram a comissão científica do evento.

NEICA

O Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Infância e da Adolescência congrega pesquisadores que se dedicam aos estudos e a elaboração teórico-política da emancipação da criança como ator social, sujeito de direitos, vetor de políticas públicas, objeto de conhecimento por direito próprio e alvo educacional. Esses múltiplos olhares convergem para a finalidade de valorizar as crianças e as infâncias nas suas especificidades e protagonismos tanto no passado quanto no presente.

Mais informações sobre o evento aqui.