Pesquisadores da educação discutem os desafios do ensino e as novas tecnologias

Pesquisadores da educação discutem os desafios do ensino e as novas tecnologias

Foto: Internet

De 8 a 10 de maio, a Universidade Regional de Blumenau sediou o II Seminário Internacional do Observatório Ibero-Americano de Estudos Comparativos em Educação (OIECE) com o tema: “Dilemas, perspectivas e tendências educacionais no contexto das desigualdades socioeducacionais: educação na pandemia e na pós pandemia e novas tecnologias”. O seminário foi organizado em parceria entre a FURB, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a Universidade Nacional de Córdoba (UNC), com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina (FAPESC) e o apoio da Sociedade Brasileira de Educação Comparada (SBEC) e da Revista Brasileira de Educação Comparada.

 

O evento é uma continuidade da primeira edição do seminário, realizado também na FURB, no final do ano de 2022. A programação contou com conferências, mesas redondas, apresentações de livros/revistas e workshops. Entretanto, segundo representantes da SBEC e do observatório, a razão para o seminário voltar a Blumenau foi dar segmento aos debates do assunto.

 

“O vetor mais importante disso é o professor Lamar, coordenador do observatório junto comigo e ele trouxe o observatório da UNICAMP para cá, juntamente com a Universidade de Córdoba. Isso está indo muito bem, recolhemos a primeira experiência, em 2022, quando acabava de terminar a pandemia e agora estamos ainda continuando não focando somente a pandemia, mas tudo que envolve os sistemas educacionais ibero-americanos”, opina Luis Enrique Aguilar, presidente da Sociedade Brasileira de Educação Comparada.

 

Assista à reportagem abaixo produzida pela equipe de Jornalismo da FURB e veja como foi a programação: