Pesquisadores da Alemanha iniciam Projeto Vida e Saúde

Pesquisadores da Alemanha iniciam Projeto Vida e Saúde

Foto: Giovana Pietrzacka

Um grupo de seis pesquisadores da Universidade de Greifswald, da Alemanha, já está na Universidade Regional de Blumenau (FURB) dando início ao Projeto Vida e Saúde em Pomerode. Eles chegaram no final de semana e nesta segunda-feira (24/2) iniciaram o seminário interno para receber informações a respeito da cidade a ser estudada. Aspectos geográficos, ambientais e de infraestrutura estão sendo repassados pela equipe da FURB que acompanha a pesquisa.
 
O projeto é inédito no Brasil. Por meio de exames clínicos, laboratoriais e de imagem, pretende identificar quais as doenças mais frequentes na população, suas possíveis causas e, assim, buscar melhorar a prevenção.
 
Cerca de 3 mil pessoas da cidade, na faixa etária entre 20 a 79 anos, serão atendidas pelo projeto. A escolha será feita de forma aleatória. A partir dos primeiros exames, o grupo selecionado passará a ser monitorado anualmente, a fim de avaliar a existência de doenças de saúde e formas de prevenir.
 
O grupo de pesquisadores da Alemanha fica na região até quinta-feira (27/2). Quarta-feira (26/2) chega a Blumenau o prefeito da cidade alemã de Greifswald, Arthur König, que estará acompanhado de uma comitiva de autoridades alemães. Juntamente com o reitor da FURB, João Natel e o prefeito de Pomerode, Ricardo Campestrini, o grupo fará uma visita ao prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes.
 
À tarde, o grupo segue para o Hospital Universitário da FURB, localizado no Bairro Fortaleza Alta, para a inauguração do centro de exames do projeto.
 
A pesquisa é uma parceria entre a Universidade Regional de Blumenau (FURB) e a Universidade de Greifswald, da Alemanha.