Pesquisa visa identificar o perfil da população idosa de Blumenau, dados começaram a ser coletados pela FURB

Pesquisa visa identificar o perfil da população idosa de Blumenau, dados começaram a ser coletados pela FURB

Foto: Fábio Matos

Identificar as demandas da população idosa e propor estratégias e ações de atendimento às suas necessidades é o objetivo do Diagnóstico Social da Pessoa Idosa de Blumenau que começou a ser realizado neste sábado, 21 de outubro, com a capacitação dos entrevistadores. A pesquisa técnica científica que está sendo executada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e visa subsidiar o Conselho Municipal do Idoso (CMI) e as instâncias governamentais na formulação, aprimoramento e efetivação dos serviços e programas das políticas públicas municipais, contribuindo para a melhoria e qualidade no atendimento à população idosa de Blumenau.

Serão entrevistados 1.094 idosos nos 35 bairros da cidade, contemplando 3% da população idosa total do município. Segundo o coordenador do projeto, Fábio Matos, professor da FURB, cerca de 100 estudantes bolsistas estão envolvidos na pesquisa. “Eles realizarão estas entrevistas entre os dias 21 de outubro a 19 de novembro de 2023. Além disso, a pesquisa também será realizada com idosos institucionalizados em 31 instituições de longa permanência para idosos”, explica Fábio.  

treinamento pessoa idosa
Treinamento realizado no sábado, 21, marcou início da coleta de dados

A equipe está coletando dados referentes aos direitos fundamentais previstos no Estatuto do Idoso: Vida e Saúde; Liberdade, Respeito e Dignidade; Alimentação; Educação, Cultura, Esporte e Lazer; Trabalho e Profissionalização; Previdência Social, Assistência Social, Habitação e Transporte. E, também, dados sobre o Perfil Socioeconômico, para identificar as desigualdades sociais entre as diferentes regiões do município.

Os entrevistadores estarão identificados com camisetas e crachás. Os resultados serão tratados entre novembro de 2023 e fevereiro de 2024 e a apresentação final dos resultados será em abril de 2024. 

Além de Fábio, outros professores da Universidade de Blumenau estão envolvidos no projeto, são eles: Cleide Gesele, do Departamento de Serviço Social; Josué de Sousa, do Departamento de Ciências Sociais; Lauren Gomes, do Departamento de Psicologia; Nazareno Schmoeller, do Departamento de Economia; Aurélio Hoppe, do Departamento de Ciências da Computação e Henriete Damm, do Departamento de Matemática.

O investimento da Prefeitura de Blumenau é de aproximadamente R$ 290 mil, feito por meio do Fundo Municipal do Idoso (FMI).