Pesquisa investiga benefícios de resíduo cervejeiro à saúde

Pesquisa investiga benefícios de resíduo cervejeiro à saúde

Foto: Pixabay

A pesquisadora, mestre em Química pela FURB e aluna do doutorado em Engenharia Ambiental da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Priscila Horn, está selecionando voluntários para um ensaio clínico que busca avaliar o efeito prebiótico de um resíduo cervejeiro, resultado do processo fermentativo.
 
Para a saúde, os prebióticos têm a função de melhorar a microbiota intestinal, ou seja, de aumentar as bactérias boas e diminuir as bactérias que podem provocar doenças. “A gente pretende avaliar várias enzimas, medir o colesterol, triglicerídeos e enzimas hepáticas. A ideia é que esse prebiótico diminua o colesterol, aumente a imunidade, melhore a comunidade bacteriana intestinal, e pode ser que ele reduza o peso corporal e medidas abdominais, porque melhorando o trânsito intestinal, a ideia é que a pessoa emagreça um pouco com isso,” cita Priscila. Os voluntários vão tomar uma cápsula de 500 miligramas por dia, durante o período de 30 dias. 
 
“Existem compostos que fazem bem de forma isolada. O nosso produto tem vários compostos juntos, então a ideia é que tenha um efeito sinérgico, que é quando substâncias benéficas trabalham juntas, potencializando o efeito,” explica Priscila. 
 
Antes do voluntário começar a tomar o prebiótico, ele precisa fazer uma entrevista, para ter certeza que está apto para iniciar o processo, depois são necessários exame de sangue (em jejum) e de fezes. No final do processo, os exames são refeitos, para verificar o impacto do medicamento.
 
A pesquisa necessita de 70 voluntários, que podem ou não fazer parte da comunidade acadêmica da FURB. Os voluntários precisam ter mais de 18 anos, com disponibilidade para o tratamento e que não estejam tomando antibiótico, anti-inflamatório, prebiótico e probiótico.  
 
Neste momento, o número de mulheres voluntárias é muito superior ao de homens, “e o ideal seria um equilíbrio dentre as 70 pessoas, para uma avaliação mais heterogênea e a possibilidade de observar a microbiota masculina e feminina”, diz a pesquisadora.
 
Priscila começou a investigar o resíduo cervejeiro no Programa de Pós-Graduação em Química da FURB, concluído em 2019, e agora, no doutorado em Engenharia Ambiental, ela busca comprovar os efeitos benéficos do composto para a saúde humana. A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética em pesquisa com seres humanos e a triagem dos voluntários é realizada no Laboratório de Substâncias Bioativas, no Bloco T, sala 129, do campus 1 da FURB.
 
Para se inscrever e obter mais informações, entre em contato com a pesquisadora pelo 47 99779 6889.