Pedagogia

Pedagogia

Foto: Coordenadoria de Comunicação e Marketing

Transformar a vida de crianças e jovens entre 10 e 16 anos matriculados nas redes públicas de ensino municipal e estadual por meio do esporte é o principal objetivo do Projeto de Iniciação Desportiva Escolar (PIDE) realizado pelo Governo de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte).
 
A Universidade Regional de Blumenau (FURB) recebeu o presidente da Fesporte, Kelvin Nunes Soares na manhã desta quinta-feira, 26 de maio, para o lançamento do PIDE voltado aos estudantes de Blumenau e região.
 
Por meio do projeto 20 estudantes do curso de Educação Física da FURB vão receber bolsas pelo período de dois anos para realizar as práticas esportivas nas escolas. A intenção do PIDE, segundo o presidente da Fesporte, “é valorizar o ensino e a formação integral dos jovens, tanto nas escolas quanto nas universidades parceiras”.  
 
A reitora da FURB, Marcia Sardá Espindola, ressaltou a importância desta parceria com as instituições de ensino superior comunitárias, ligadas ao Sistema ACAFE, como forma de aplicar recursos no desenvolvimento da região.
 
O secretário municipal de esportes de Blumenau, Ricardo Echelmeier, destacou a importância da iniciativa na formação de profissionais para a gestão e o desenvolvimento de políticas públicas ligadas ao esporte e parabenizou a FURB por aderir ao projeto.
 
O PIDE tem até o momento 16 instituições de ensino superior cadastradas, por meio das quais serão ofertadas 340 bolsas de estudo aos universitários para a execução do projeto em 52 unidades escolares, a previsão é atender 20 mil alunos no Estado.
 
As bolsas aos universitários são de 800 reais por jornada de cinco horas semanais nas escolas e as práticas esportivas serão organizadas de acordo a estrutura disponível e o interesse por modalidades como basquete, vôlei, handebol, lutas e dança, entre outras. Cada unidade executora receberá, ainda, kit de material esportivo. O investimento de Santa Catarina nas bolsas será de aproximadamente R$ 6,5 milhões de reais, nos kits de material esportivo serão investidos, ainda, R$ 660 mil reais.